Thiago Monteiro, número 117 do mundo, se classificou, na noite desta quinta-feira, para as quartas de final do Rio Open, maior torneio da América do Sul, torneio ATP 500 jogado no Rio de Janeiro. O cearense superou o qualifier Felipe Meligeni, número 153 do mundo, por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 6/3 após 1h42min de duração na quadra central Guga Kuerten.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Monteiro volta a se classificar às quartas do maior torneio brasileiro após sete anos quando atingiu esta fase em 2017, derrotando outro brasileiro nas oitavas, Thomaz Bellucci.
O brasileiro que passou por Carlos Alcaraz por conta de uma desistência do espanhol vai enfrentar o argentino Sebastian Baez, quinto favorito e 30º colocado. Será o quinto jogo entre eles. O brasileiro possui uma vitória, justo no Rio Open em 2022 de virada. Baezs ganhou em Santiasgo, no Chile, também há dois anos e em dois challengers em 2021.
O Brasil já tem a maior campanha no torneio com dois nas quartas com a classificação mais cedo de Thiago Wild vencendo Jaume Munar. Wild encara o britânico Cameron Norrie.
O jogo
Monteiro começou melhor a partida com uma quebra, mas viu Felipe virar para 3 a 2 com o saque. O campineiro sofreu o empate em 4 a 4 e tomou uma quebra no fim em game disputado. no segundo set o duelo seguiu saque a saque com Monteiro vencendo o duro oitavo game. Felipe então tacou a raquete pela segunda vez no jogo e Monteiro aproveitou para fechar de forma sólida.
➡️ João Fonseca sobe no ranking da ATP e ultrapassa Rafael Nadal
A campanha vai deixando Monteiro perto do grupo dos 100 melhores do mundo com os 100 já somados em casa. Ele vai indo a 591 pontos com o 102º posto e mais uma vitória o recoloca no grupo.