Ventos fortes marcam regatas da 46ª Semana de Vela de Ilhabela
Flotilha da HPE-25 entra na disputa com as primeiras provas barla-sota, na última quinta-feira. Clima severo causa quebras e avarias de alguns barcos
- Matéria
- Mais Notícias
As disputas da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela esquentaram na última quinta-feira, com as primeiras regatas barla-sota, disputadas entre boias. E, além da briga pelas posições, as equipes tiveram como desafio o vento inconstante soprando de leste, com rajadas de até 22 nós em alguns momentos. A condição mais severa do clima levou a quebras e avarias de alguns barcos.
Para a flotilha da HPE-25, a Semana de Vela começou agora. A classe tinha na conta apenas a regata Renato Frankenthal, que não conta pontos para a classificação geral. Por isso, a entrada do vento mais forte foi comemorada pelos velejadores.
– Hoje foi ótimo, sensacional velejar. Muito vento, muita onda, popas incríveis. Fomos planando, descendo onda em velocidade super acelerada. Hoje pegamos um quarto e um quinto lugares, e estamos muito satisfeitos. Cansados, mas satisfeitos – comemorou o comandante do Aventura 55, José Octavio Mendes Vita.
Para a tripulação do Ginga, apontada como favorita na HPE-25, a competição começou bem equilibrada apesar da flotilha contar com menos barcos nesta edição da Semana de Vela.
–Está sendo uma competição interessante, estamos bem contentes com a disputa. Hoje tivemos duas regatas muito boas, com vento forte e muitas ondas. Agora espero que possamos realizar pelo menos mais três regatas na sexta e no sábado, para ficar ainda melhor – destacou o comandante Breno Chvaicer, do Ginga.
Vento forte provoca avarias
Com o clima mais severo desta quinta-feira, alguns veleiros sofreram avarias. O Vó Monik, da categoria Clássicos, e o Felcidue, da ORC, tiveram seus mastros quebrados. O argentino Nautico II, também da ORC, passou momentos tensos em alto mar. Depois de levar uma batida de outra embarcação, ficou com um buraco no casco e a água invadiu o barco.
Relacionadas
Estabilidade dos Clássicos contra o vento forte
Os barcos maiores e mais "sólidos" da categoria dos Clássicos acabaram favorecidos na missão de enfrentar o clima severo. Marco Dippolito, comandante do Vendetta, elogiou o desempenho do barco nas regatas desta quinta.
– Um tempo como o de hoje privilegia os barcos mais pesados, como o nosso. Apesar de ser um barco antigo, performa bem em condições de vento forte. O clima exigiu bastante da tripulação e pudemos nos divertir – contou Marco.
A tripulação do Le Baron precisou de paciência e concentração para enfrentar o clima, mas também viu um saldo positivo na disputa. O comandante Raphael de Paula e a mulher, Allyne Santos de Jesus, vivem a experiência de velejar "em casa". Os dois moram no Le Baron.
– Hoje foi um dia muito difícil para a gente, mas é um dia como outro qualquer aqui na Semana de Vela. Nós estamos muito contentes por estarmos participando desta edição, porque podemos testar nosso barco e ganhar experiência. Depois tem as festas, a diversão com a turma, Para nós tem sido gratificante participar do evento – garantiu o comandante.
Equilíbrio na C-30
Na classe C-30, a briga pelas primeiras posições é acirrada. O Caballo Loco de Mauro Dottori segue bem colocado na disputa. O comandante gostou do desempenho sob fortes ventos.
– Aqui na Ilha é o vento é oito ou oitenta. E hoje entrou um pouco mais de vento aí na faixa dos 15 aos 22 nós, até rajadas um pouquinho mais fortes. O Caballo não foi mal, ficou em segundo em uma raia muito bonita, onde se podia ver tudo. Obviamente que, com esse vento forte, alguns incidentes ocorrem, algumas velas rasgam, quebraram a retranca de alguns C-30, teve barco que quebrou o mastro, são coisas da regata. Hoje a adrenalina foi a mil.
Favoritismo entre os Bico de Proa
Enquanto a maioria das classes segue bem equilibrada, a Bico de Proa já tem algumas posições mais definidas. O Newport, na categoria Bico de Proa C, está na primeira posição depois de garantir três primeiros lugares.
– Ganhamos na nossa categoria e estamos em quarto no geral. A regata de hoje foi muito técnica com vento forte e várias rajadas. Mas foi um dia bem gostoso" – comemorou o comandante Ruy Mendes Vita.
As disputas continuam até o domingo, com largadas previstas a partir das 12h
Mais lidas
News Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias