menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Federação Nacional dos Jornalistas sobe o tom após afastamento na ESPN

Profissionais foram afastados após programa com críticas à CBF

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraPaulo Calçade foi um dos jornalistas afastados da ESPN (Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 10/04/2025
06:50
Atualizado há 4 horas

  • Matéria
  • Mais Notícias

O afastamento de seis jornalistas da ESPN, conforme noticiado pelo UOL, causou grande repercussão nesta quarta-feira (9). A decisão da emissora gerou críticas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

A ESPN afastou Dimas Coppede, Gian Oddi, Paulo Calçade, Pedro Ivo Almeida, Victor Birner e William Tavares. Os profissionais participaram do programa "Linha de Passe" da última segunda-feira (9), que se dedicou à reportagem reveladora da "Revista Piauí" sobre a CBF.

Fora dos últimos dois dias na emissora, os jornalistas devem voltar à programação nesta quinta (10). Um dos afastados, Gian Oddi afirmou que a decisão não foi motivada por uma possível censura, e sim pela falta da realização de processos internos para viabilizar o programa.

continua após a publicidade

Confira a nota da SJSP e Fenaj:

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam veemente repúdio ao inaceitável afastamento, pela TV ESPN, de seis jornalistas do programa “Linha de Passe”, em decorrência da atuação desses profissionais na edição levada ao ar na última segunda-feira (7 de abril). Nessa data o programa repercutiu as denúncias publicadas pela revista piauí contra a gestão de Ednaldo Rodrigues na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em um flagrante ataque ao exercício do jornalismo, a direção da TV ESPN suspendeu por dois dias os jornalistas Dimas Coppede, Gian Oddi, Paulo Calçade, Pedro Ivo Almeida, Victor Birner e William Tavares, após reunião para a qual os convocou na tarde de terça-feira, 8.

continua após a publicidade

As argumentações da empresa para a suspensão não se sustentam. Um dos jornalistas havia divulgado em sua rede social, quase quatro horas antes, qual seria o tema do programa, portanto a direção não poderia alegar que desconhecia a pauta. Nada na edição do programa fugiu dos preceitos básicos do jornalismo para que houvesse uma punição editorial, muito ao contrário.

O SJSP e a Fenaj prestam sua total solidariedade aos jornalistas suspensos e repudiam atitudes como a da TV ESPN, que parece ter cedido a eventuais pressões da CBF, que nesse caso se somariam a outras ações de intimidação às vozes críticas que essa entidade tem praticado"

CBF se manifesta após afastamento na ESPN

A Confederação Brasileira de Futebol negou qualquer tipo de interferência na decisão da ESPN de afastar os jornalistas.

"Não procede. A CBF respeita a liberdade de imprensa com responsabilidade e não pede interferências de nenhum tipo na linha editorial de veículos de comunicação. Qualquer narrativa diferente desta é mentirosa e leviana"

Linha de passe
ESPN afastou jornalistas após polêmica com a CBF (Foto: Reprodução)

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias