O Vera Cruz Campinas está na final da LBF. Neste sábado, a equipe campineira venceu o Uninassau pelo placar de 73 a 67, no ginásio da Ponte Preta Paineiras, em Campinas, pela partida número 3 da semifinal. Deste modo, a equipe comandada por Antônio Carlos Vendramini encara o Sampaio Basquete na decisão do campeonato, que acontece na segunda-feira eliminou o Santo André/Apaba/ Caoa Chery na outra chave das semis.
O destaque vai para duas jogadoras estrangeiras no duelo. Meli Gretter anotou 25 pontos e conseguiu seis rebotes para as donas da casa. Do outro lado, Starling, do time de Aracaju, somou 22 pontos.
O primeiro tempo entre os times foi equilibrado. Tanto o Ver Cruz Campinas como o Uninassau basquete lutaram ponto a ponto para confirmar vaga à final da competição. Na volta para o intervalo, a partida continuou da mesma maneira, muita vontade para buscar o placar.
No último quarto, as equipes priorizaram a marcação. Deste modo, a pontuação ficou baixa, sem a mesma evolução durante a maior parte do duelo. No entanto, a equipe campineira soube aproveitar as chances e conseguiu dilatar o placar e ficar a frente. Os últimos minutos foram intensos, porém o Vera Cruz Campinas conquistou vaga à final.
Em nove edições da LBF, o Vera Cruz Campinas - que absorveu o núcleo do Corinthians, que antes disso era Americana - nunca deixou de ficar entre os dois primeiros na competição.
A grande decisão terá série melhor de cinco partidas e será disputada apenas no segundo semestre de agosto, após os Jogos Pan-Americanos.