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Verstappen troca motor de RB20, mas se livra de punição no GP da Cidade do México

A Red Bull decidiu mexer na unidade de potência do carro, mas como utilizou um motor antigo, evitou a punição de dez posições ao tricampeão

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imagem cameraMax Verstappen no Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México (Foto: Yuri CORTEZ / AFP)
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Grande Premio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 26/10/2024
15:18

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Depois de uma sexta-feira problemática, Max Verstappen teve de trocar o motor do RB20 para o restante das atividades da Fórmula 1 na Cidade do México, 20ª etapa da temporada 2024. O neerlandês, no entanto, se livra de punição por usar uma unidade de potência já utilizada anteriormente no ano.

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Verstappen sofreu um vazamento no coletor de admissão do turbocompressor no TL1, confirmado por Helmut Marko, consultor dos taurinos, após o TL2. De início, acreditou-se que a Red Bull havia conseguido solucionar o problema, mas ele voltou a aparecer e impediu o #1 de participar da segunda sessão.

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Marko, aliás, chegou a garantir que Verstappen não sofreria nenhuma punição, já que se tratava de um problema “que poderia ser resolvido”. Além da falha na unidade de potência, Max teve de trocar o assoalho e ainda reclamou muito dos freios nos primeiros quando tentou andar no TL2.

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A unidade de potência se divide em sete partes, e as equipes têm à disposição um limite de elementos novos a serem usados por temporada: turbocompressor (TC — 4), motor a combustão (ICE — 4), MGU-H (4), MGU-K (4), bateria (ES — 2), central eletrônica (CE — 2) e escapamento (EX — 8). O que conta para a aplicação de punições, no caso, são as partes novas, e não as trocas feitas.

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Max Verstappen durante o GP do México (Foto: YURI CORTEZ / AFP)

Na Hungria, por exemplo, Sergio Pérez voltou a usar um motor antigo após a batida no Q1 da classificação, substituição que não resultou em sanção para o mexicano. O mesmo, porém, não aconteceu com Verstappen na Bélgica, já que ele usou o quinto motor de 2024 em Spa-Francorchamps.

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Cada novo elemento além do limite permitido resulta na perda de dez posições no grid. Em 2024, além de Verstappen, Sergio Pérez, Lewis Hamilton, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Liam Lawson e Yuki Tsunoda já foram punidos por troca de motor, mas todo o resto do grid está pendurado.

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A etapa da Cidade do México é especialmente exigente para as unidades de potência por conta da altitude. O circuito fica mais de 2 mil metros acima do nível do ar, cenário que força as equipes a trabalharem com uma configuração especial nos motores. A confiabilidade, no entanto, é sempre uma preocupação, tanto que a maioria das atualizações levadas auxiliam no resfriamento da peça.

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