menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Wheatley chega a acordo com Red Bull e adianta liberação para assumir chefia da Sauber

Jonathan Wheatley se entendeu com Red Bull e vai assumir o cargo de chefe de equipe já em 2025

red-bull-jonathan-wheatley-2024-chinese-grand-prix-aspect-ratio-512-320
imagem cameraJonathan Wheatley fazia parte da equipe da Red Bull (Foto: Red Bull)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/01/2025
13:19

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Sauber surpreendeu na manhã desta quarta-feira (15) ao anunciar a saída oficial de Alessandro Alunni Bravi do cargo de chefe de equipe com efeito imediato. A informação que se seguiu é que a decisão foi tomada em base também no fato que a situação de Jonathan Wheatley com a Red Bull foi facilitada, e o novo chefe chega muito antes do inicialmente esperado.

continua após a publicidade

Alunni Bravi foi o chefe da Sauber nas temporadas 2023 e 2024, após a saída de Frédéric Vasseur rumo à Ferrari — para lugar de Mattia Binotto, agora homem que dá as cartas na Sauber/Audi —, mas estava evidente há meses que a posição tinha data de validade. Em agosto passado, a Audi anunciou que Wheatley é que seria o chefe a partir de 2026.

➡️ Lewis Hamilton é flagrado com atriz em Nova Iorque

➡️ F1: Leclerc e Hamilton formarão ‘dupla de músicos’ na Ferrari

A questão é que Wheatley, que até o ano passado era diretor-esportivo e segundo na cadeia de comando da equipe dos energéticos, teria de cumprir o chamado período de carência até o fim de 2025. É algo de praxe quando um funcionário importante de uma equipe deixa os quadros, para evitar que segredos e informações mais recentes de um time caiam nas mãos do futuro empregador.

continua após a publicidade

Com isso, a Sauber seguia em frente em 2025, último ano em que adota o nome de batismo antes da Audi assumir de vez o controle da equipe em 2026, só esperando Wheatley para a chefia. Mas há uma atualização. De acordo com o portal neerlandês RacingNews365, Wheatley chegou a um acordo com a Red Bull para encurtar o bloqueio e assumir a chefia da Audi ainda nos tempos de Sauber.

➡️ Horner garante que nunca pensou em deixar Red Bull na F1: ‘Ignoro o barulho’

F1-jonathan-wheatley-red-bull
Jonathan Wheatley com a camisa da Red Bull (Foto: Red Bull)

Segundo o veículo, o acerto permite que Wheatley passe a trabalhar na Sauber a partir do dia 1º de abril. Assim, a chefia da equipe estará entregue a quem de direito após somente duas corridas na temporada 2025. Wheatley faria a estreia no pit-wall no GP do Japão, em Suzuka, terceira prova do ano, entre os dias 4 e 6 de abril.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

No meio-tempo, será o executivo de operações e técnico, Binotto, cabeça do projeto, quem servirá como chefe interino na estreia de Gabriel Bortoleto na F1. O piloto brasileiro terá Nico Hülkenberg como companheiro de equipe na temporada 2025.

A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14–16 de março.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias