WNBA anuncia plano para início da temporada de 2020 no fim de julho

Calendário de competição prevê 22 partidas para cada equipe seguidas pelos playoffs

imagem cameraWNBA prevê retomada no fim de julho (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Nova York (EUA)
Dia 15/06/2020
18:41
Compartilhar

Depois de conversas com parceiros e grupos da liga, incluindo a Associação Nacional de Atletas da WNBA (WNBPA), a WNBA (Women National Basketball Association) anunciou nesta segunda-feira detalhes do plano de retorno às quadras para o início da temporada 2020. O calendário prevê 22 partidas para cada equipe, seguindo do formato tradicional de playoffs. Até o momento, Damiris Dantas é a única representante do Brasil na liga. Ela defende o Minnesota Lynx.

A WNBA está finalizando uma parceria para que a IMG Academy, em Bradenton (Flórida), seja a 'casa oficial' da temporada 2020 da WNBA. As equipes se apresentarão no início do mês que vem e os jogos da temporada regular devem ter início no fim de julho, após um período de treinamentos.

No começo de julho, a IMG Academy vai receber cada uma das 12 equipes e servir de centro para treinos, jogos e acomodações. A prioridade número 1 segue sendo a saúde e a segurança de jogadores e demais profissionais dos times, e a liga segue trabalhando próximo de especialistas da área médica e de saúde pública, além das autoridades, em orientações abrangentes para garantir que sejam seguidos os protocolos médicos e de proteção adequados.

Devido ao cenário de pandemia, a liga e os jogadores seguirão revendo os procedimentos e fazendo as adaptações necessárias nos planos antes da chegada ao local e início dos treinamentos durante toda a temporada.

- Estamos finalizando um plano de início de temporada para aproveitar o tremendo momento gerado na liga durante a off season e estamos usando todas as orientações de saúde e segurança a atletas e equipes para que sejam adotados todos os protocolos necessários - afirmou Cathy Engelbert, Comissária da WNBA.

- Continuaremos a consultar especialistas e autoridades de saúde pública, assim como jogadoras, donos de franquias e outras partes interessadas, à medida em que avançamos em nosso plano de execução. E, apesar dos problemas causados pela pandemia global em nossa temporada 2020, a WNBA e seu Conselho de Administração (Board of Governors) acreditam em apoiar e valorizar as atletas de elite que jogam na liga, portanto, as jogadoras receberão seus salários e benefícios completos durante a temporada 2020.

- Como casa de alguns dos principais atletas, treinadores e especialistas em desempenho do mundo, a IMG Academy está empolgada em ser parceria das melhores jogadoras do mundo e de toda a família WNBA - frisou Tim Pernetti, Vice-Presidente Executivo da IMG Events & Media.

Com o formato único de temporada, em que todas as jogadoras estarão no mesmo lugar, ao mesmo tempo, pela primeira vez na história da liga, a WNBA se baseará no compromisso de valores sociais e apoiará as atletas a lançar uma ousada plataforma de justiça social como plano de ação para promover mudanças impactantes, mensuráveis e significativas.

A temporada 2020 da WNBA 2020 vai incluir uma plataforma dedicada, liderada pelas jogadoras, com o objetivo de apoiar e fortalecer alcance e impacto da liga e das equipes em questões de justiça social. Como anunciado recentemente, isso começou com a WNBA fazendo doações com a venda de produtos que promovem o empoderamento feminino 'Bigger Than Ball' (Maior Que A Bola) para a organização 'Equal Justice Initiative'.

- A WNBA se opõe a todas as formas de racismo, George Floyd e Breonna Taylor são os últimos nomes de uma extensa lista daqueles que foram sujeitos à brutalidade policial consequente da opressão sistêmica da Black Lives in America. E é nossa responsabilidade coletiva usar as plataformas para promover mudanças - disse Engelbert.

- Em nossas discussões com a liga, enfatizamos e eles concordaram que um forte compromisso com a temporada 2020 dará para a WNBA a chance de mostrar ao mundo que está tomando as medidas necessárias para garantir sustento e bem-estar, além de fornecer o oportunidade de ampliar a voz coletiva - disse Nneka Ogwumike, presidente do WNBPA.

Ainda que a temporada 2020 da WNBA seja disputada sem a presença de público, devido à pandemia do COVID-19, a liga segue pensando em maneiras de aproximar liga e atletas, oferecendo aos fãs um lugar na primeira fila em casa, com o apoio dos parceiros de transmissão ESPN, CBS Sports Network e NBA TV, em seu compromisso contínuo com o esporte feminino. O calendário da temporada 2020 da WNBA, apresentada por AT&T, será anunciado posteriormente.

Siga o Lance! no Google News