WSL Finals: entenda o formato de disputa da decisão mundial do surfe

Campeão será definido nos Estados Unidos neste sábado (8)

imagem cameraFilipe Toledo chega ao WSL Finals com a melhor campanha da temporada (Foto: WSL)
Avatar
Lance!
San Clemente (EUA)
Dia 09/09/2023
13:54
Compartilhar

O WSL Finals foi implementado pela Liga Mundial de Surfe em 2021. O formato prevê a definição do campeão através da disputa de uma etapa final com a participação apenas dos cinco melhores surfistas da temporada. A decisão de 2023 acontece em Lower Trestles, na cidade de San Clemente, nos Estados Unidos, neste sábado (8). Os finalistas são Filipe Toledo (1º), Griffin Colapinto (2º), Ethan Ewing (3º), João Chianca (4º) e Jack Robinson (5). Abaixo, o Lance! explica o funcionamento da grande final.

A decisão da WSL acontece através de um mata-mata, no qual os surfistas que chegam em colocações mais baixas tentam "escalar" até o topo. Como assim? O 5º melhor da temporada enfrenta o 4º na 1ª rodada. O vencedor desse duelo encara o 3º. A disputa prossegue assim até o atleta "sobrevivente" duelar com o 1º colocado em uma melhor de três baterias valendo o título mundial.

+ Filipe Toledo e João Chianca disputam o WSL Finals nos Estados Unidos: ‘Resultado do trabalho duro’

HISTÓRICO
Nas duas edições do WSL Finals realizadas até o momento, o campeão foi o surfista que chegou com a melhor campanha durante a temporada. Em 2021, Gabriel Medina superou Filipe Toledo por 2 a 0. No ano seguinte, foi a vez de Filipinho garantir o título com uma vitória por 2 a 0 sobre Ítalo Ferreira. Até aqui, todas as decisões da Liga Mundial foram 100% brasileiras. Para isso se repetir em 2023, João Chianca precisa vencer três duelos e, dessa forma, chegar à final.

+ Sem citar o irmão, Sophia Medina elege as maiores inspirações no surfe

POLÊMICA
O novo formato da WSL não agradou todos os atletas do meio. Em 2020, quando a implementação do Finals foi anunciada, o tetracampeão mundial Mark Richards, de 66 anos, disparou que a decisão era obra de "de mentes ociosas causando problemas". No ano passado, após o título de Filipe Toledo, Gabriel Medina parabenizou o amigo, mas afirmou que "esse novo formato é nada a ver".

Filipe Toledo e Gabriel Medina disputaram o título mundial em 2021 (Foto: Kelly Cestari/WSL)
Siga o Lance! no Google News