Atlético-MG é o 11º clube brasileiro a ser eliminado na fase de grupos da Libertadores no século XXI
Competição sul-americana registra alguns fracassos de representantes do futebol do Brasil. O ano de 2014, por exemplo, ficou marcado pela eliminação de três de uma só vez
- Matéria
- Mais Notícias
O Atlético-MG entrou para uma lista indesejável: a de brasileiros eliminados na fase de grupos da Libertadores no século XXI. O clube mineiro perdeu para o Nacional, no Mineirão, e está matematicamente sem chances de avançar para as oitavas de final do torneio. O Galo é o 11º time do país a cair nesta fase do torneio de 2001 para cá.
Ao todo, o futebol brasileiro amargou 15 eliminações na fase de grupos da Libertadores no século XXI. O Flamengo é o recordista, com quatro quedas. O Athletico Paranense parou na fase de grupos duas vezes.
Em 2014, o futebol brasileiro viu três clubes do país caírem na fase de grupos: Athletico Paranaense, Botafogo e Flamengo.
Os clubes brasileiros eliminados na fase de grupos da Libertadores no século XXI:
Relacionadas
Athletico Paranaense – 2002
Ficou em último lugar do grupo, com 5 pontos, atrás de Bolívar, Olmedo e América de Cali.
Flamengo – 2002
O Rubro-Negro fez apenas quatro pontos no grupo, sendo lanterna. Ficou atrás de Once Caldas, Universidad Católica e Olimpia.
Coritiba – 2004
O Coxa fez oito pontos e ficou na terceira colocação, atrás de Rosario e Sporting Cristal.
Santo André – 2005
Campeão da Copa do Brasil de 2004, o Santo André caiu na fase de grupos da Libertadores de 2005. Ficou em terceiro lugar, com oito pontos, atrás de Palmeiras e Cerro Porteño.
Paulista – 2006
Campeão da Copa do Brasil de 2005, caiu na fase de grupos da Libertadores de 2006. O Paulista ficou em último lugar da chave, atrás do El Nacional, do Equador, River Plate e Libertad.
Internacional – 2007
O Colorado foi eliminado na fase de grupos na terceira colocação no critério de desempate – por ter saldo de gols menor em relação ao Nacional. O Vélez Sarsfield ficou com a 1ª colocação do grupo.
Flamengo – 2012
Com requinte de crueldade, o Rubro-Negro caiu na fase de grupos, com a terceira colocação da chave. O Emelec venceu o Olimpia nos acréscimos e se classificou, ao lado do Lanús.
Athletico Paranense – 2014
O Furacão ficou com terceiro lugar, atrás do The Strongest e do Vélez Sarsfield.
Botafogo – 2014
O Fogão perdeu para o San Lorenzo na última rodada e também caiu na fase de grupos da edição de 2014. O clube argentino e o Unión Española avançaram.
Flamengo – 2014
O Rubro-Negro perdeu no Maracanã para o León, do México, na última rodada, e foi outro clube brasileiro a ser eliminado na fase de grupos em 2014. O clube mexicano e o Bolívar se classificaram para as oitavas de final.
Palmeiras – 2016
O Verdão foi eliminado na fase de grupos, ao ficar atrás do Nacional e do Rosario Central.
Flamengo – 2017
O Rubro-Negro precisava do empate na última rodada, mas perdeu para o San Lorenzo e caiu na primeira fase. O clube argentino e o Ahletico Paranense avançaram às oitavas de final.
Chapecoense – 2017
A Chape também caiu na primeira fase em 2017. O clube catarinense foi punido devido à escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio. Desta forma, viu Lanús e Nacional avançarem.
Vasco – 2018
O clube carioca foi eliminado logo na primeira fase – foi goleado por Cruzeiro e Racing, clubes que avançaram para as oitavas de final.
Atlético-MG – 2019
O Galo tem apenas três pontos – venceu só o Zamora no grupo. Cerro Porteño e Nacional já garantiram a classificação para as oitavas de final da Libertadores.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias