Evaristo, Romário… Coutinho: os brasileiros do Barcelona que marcaram no Real Madrid
Lista conta com nomes que fizeram história inclusive com a camisa da Seleção Brasileira
Philippe Coutinho abriu o caminho para a goleada do Barcelona sobre o Real Madrid, neste domingo, no Camp Nou, e se juntou a uma lista seleta de brasileiros. Ele é o décimo atleta do país que balança a rede merengue com a camisa do clube catalão.
O primeiro atleta brasileiro a marcar no clássico com a camisa do Barcelona foi Evaristo de Macedo. Nomes de peso, como Romário, Ronaldo, Rivaldo e Neymar, também aparecem na lista, em ordem cronológica, divulgada pelo Mister Chip, especialista em números.
Os brasileiros do Barcelona que marcaram no clássico:
Evaristo de Macedo
Defendeu e se destacou pelo Barcelona de 1957 a 1962 – foi para o Real Madrid logo na sequência. Evaristo de Macedo foi o primeiro atleta brasileiro a marcar no clássico com a camisa do clube catalão.
Romário
O Baixinho também fez história com a camisa do Barcelona, o qual defendeu de 1993 a 1995, e deixou sua marca no Real Madrid.
Ronaldo
O Fenômeno jogou apenas uma temporada pelo Barcelona – 1996/1997. O suficiente para fazer gol no clássico. Ao todo, Ronaldo fez 47 gols em 49 jogos pelo clube.
Giovanni
Após brilhar pelo Santos, Giovanni foi para o Barcelona. Ele defendeu o clube de 1996 a 1999. Balançou a rede do Real Madrid.
Rivaldo
Ídolo do Barcelona, Rivaldo brilhou pelo clube de 1997 a 2002. O Real Madrid sofreu com o craque.
Sonny Anderson
O ex-atacante defendeu o Barça de 1997 a 1999. Fez 21 gols em 68 jogos.
Ronaldinho Gaúcho
Outro brasileiro que brilhou e foi eleito melhor do mundo com a camisa do Barcelona, Ronaldinho teve atuações históricas contra o Real Madrid – foi aplaudido pelos torcedores rivais no Santiago Bernabéu.
Daniel Alves
O lateral-direito cansou de enfrentar o Real Madrid nas oito temporadas que fez pelo Barça – de 2008 a 2016.
Neymar
O craque brasileiro defendeu o clube de 2013 até o ano passado. Deixou sua marca no clássico espanhol.
Philippe Coutinho
No Barça desde janeiro, Philippe Coutinho já se junta a outros craques do futebol brasileiro na história do clássico espanhol.