menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

‘Quero me divertir como sempre fiz’, diz Massa sobre estreia na Fórmula E

Piloto, que estreia na categoria neste sábado, no ePrix da Arábia Saudita, admite que vai precisar de tempo para se habituar ao carro elétrico e vê nível da disputa abaixo só da F-1

Felipe Massa (Foto: Divulgação/Fórmula E)
O brasileiro Felipe Massa correrá pela equipe Venturi em sua estreia na nova categoria (Foto: Divulgação/Fórmula E)<br>

Escrito por

Com a experiência de ter disputado 16 temporadas da Fórmula 1, o brasileiro Felipe Massa é dono do currículo de maior expressão entre todos os pilotos que já tentaram a sorte na Fórmula E. A categoria de carros elétricos dá a largada para a quinta edição neste sábado, com o inédito ePrix da Arábia Saudita, a partir das 10h (de Brasília), em Al-Diriyah.

Após ser anunciado pela Venturi para o lugar do alemão Maro Engel, o piloto aposta na experiência para se sair bem naquela é considerada a disputa mais promissora do automobilismo. E espera se habituar rápido ao novo carro, embora reconheça que terá dificuldades.

A edição de 2018/2019 ainda contará com os brasileiros Nelsinho Piquet (campeão da primeira edição) e Lucas Di Grassi (vencedor da terceira e atual vice-campeão).

Em entrevista ao LANCE!, Massa falou sobre seus objetivos, a experiência nos testes e elegeu a Fórmula E como a categoria de maior nível abaixo só da Fórmula 1.

Qual é o sentimento ao voltar às pistas depois de dois anos longe dos cockpits?
Estou super empolgado para a minha primeira corrida da Formula E e ansioso para voltar ao volante. Vou correr em um lugar diferente pela primeira vez aqui, na Arábia Saudita. É uma pista bem difícil, bem complicada para aprender, com descida, subida e curvas de alta velocidade. Não vai ser fácil aprender, não só para mim, mas para todos os pilotos. Mas amo correr e amo dirigir. Fiz isso toda a minha vida. Meus objetivos são elevados. Vamos aguardar as corridas. Mas quando acabar a temporada, espero que os resultados sejam ainda mais elevados do que as minhas metas.

É possível pensar em título ou em vitórias logo de cara?
A Techeetah fez o campeão na temporada passada (o francês Jean-Eric Vergne), então acredito que sim. A categoria é muito equilibrada e a Venturi, que não é uma equipe de fábrica, pode ter chance. Estamos trabalhando muito para evoluir e brigar de igual para igual na pista. Muitos pilotos são capazes de vencer a corrida na Fórmula E. O meu objetivo é ser o mais rápido possível logo e quem sabe vencer ou pegar pódio.

"É um nível muito elevado e talvez, quem sabe, maior, comparando com as outras categorias, talvez tirando a Fórmula 1. É impossível dizer qual piloto é o melhor aqui"

Como foi essa sua rápida adaptação ao carro elétrico?
Espero entender o carro da melhor maneira possível e aos poucos. Ter o entendimento sobre todas as baterias, como usá-las da maneira perfeita, especialmente durante a corrida, do jeito que você precisa para economizar e recarregar. Vamos ver o quanto eu aprendo já desde a corrida da Arábia Saudita, mas evoluí muito desde que pilotei pela primeira vez. Nos testes, deu tudo certo!

Como foi a adaptação à Venturi?
Nós estamos montando uma boa equipe, com ótima relação entre todos da Venturi. O Edoado Mortara (companheiro de equipe) tem experiência na Fórmula E, correndo na temporada, e a Susie Wolff (chefe de equipe) vive uma nova fase na categoria. Ela está motivada para fazer um grande trabalho e acredito que já esteja inclusive fazendo.

Quais são as maiores diferenças da categoria em relação à Fórmula 1?
Acredito que tudo é muito diferente da Fórmula 1. É preciso mudar o estilo de pilotagem, pois as pistas são na maior parte em circuitos de rua. Além disso, tem menos aderência nas pistas e a estratégia da bateria conta. Desde que tive o primeiro contato com o carro (batizado de Gen2), a evolução é grande. É um campeonato diferente e muito disputado. Nesta temporada, eu conheço poucas pistas, com exceção à de Mônaco. Vai ser um desafio.

"O meu objetivo é ser o mais rápido possível logo e quem sabe vencer ou pegar pódio"

A Fórmula E está trazendo cada vez mais pilotos da F-1 para o grid. O que acha disso?
É um campeonato muito competitivo. Acredito que o nível dos pilotos é bem elevado. São nomes de todas as categorias do mundo, muitos que já participaram da Formula 1, como eu, e há outros pilotos que venceram categorias de turismo, de protótipos, ou de fórmulas também. Então, é um nível muito elevado e talvez, quem sabe, maior, comparando com as outras categorias, talvez tirando a Fórmula 1. É impossível dizer qual piloto é o melhor aqui! O nível é muito alto.

Por que escolheu a Fórmula E após 16 anos de Fórmula 1?
A Formula E é está crescendo muito a cada ano. É incrível ver como as montadoras, marcas e patrocinadores estão entrando na competição. Eu acredito que a F-E se tornará um dos principais campeonatos no futuro próximo. Enquanto isso, eu quero continuar me divertindo como eu fiz toda a minha vida.

QUEM É ELE

Nome
Felipe Massa
Nascimento
25/04/1981, em São Paulo (SP)
Altura
1,66m
Títulos
Vice-campeão da Fórmula 1: 2008 (ao todo, foram 11 vitórias, 41 pódios e 16 poles na categoria)
Fórmula Chevrolet Brasileira: 1999
Fórmula Renault Italiana: 2000
Fórmula Renault Europeia: 2000
Euro 3000: 2001
Desafio das Estrelas de Kart: 2006
500 Milhas de Kart: 2009

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter