Transmissão manual ou automática: qual exige menos manutenção?
Existem cinco tipos diferentes de transmissões. Conheça!
Quando você vai comprar um carro deve estar ciente sobre o tipo de transmissão que o veículo possui, um item que cria dúvidas na hora da escolha. No mercado automotivo existem carros usados com transmissão automática e também manual, mas também com transmissão automatizada. Mas existem cinco tipos diferentes de transmissão e não são todos os motoristas que conhecem as diferenças. Se bem existem carros usados com transmissão automática , a transmissão manual ou mecânica é uma das mais conhecidas e utilizadas. Porém os outros tipos ainda causam dúvidas. Os cinco tipos de transmissão possíveis são:
1) Manual ou mecânica
2) Automática
3) Automatizada ou sequencial
4) CVT
5) Automatizada de dupla embreagem
Transmissão manual (também conhecida como mecânica)
É o câmbio mais comum no Brasil. A alavanca do câmbio é o que aciona cada marcha que se acopla ao motor através da embreagem. Neste tipo de transmissão, o motorista tem maior interação com o carro, pois toda vez que quiser aumentar ou diminuir a velocidade do veículo, terá que usar o pedal da embreagem e a alavanca de câmbio para poder fazer as mudanças. Este tipo de transmissão é mais simples e, por isso, mais barata. Por esse motivo, costuma ser a primeira opção de muitas pessoas na hora de comprar um carro. Quem gosta de dirigir carros esportivos gosta deste tipo de transmissão pelo fato de poder explorar o seu desempenho.
Transmissão automática
Este tipo de transmissão faz as mudanças de velocidade de um modo automático, sempre de acordo à aceleração do carro. Na transmissão automática não é necessário o uso da embreagem, pois há um sistema hidráulico que faz o acoplamento do câmbio com o motor. Dependendo da quantidade de engrenagens do câmbio é que depende a quantidade de marchas. Tudo isso quer dizer que a transmissão automática é um sistema com autonomia própria. Quase que imperceptivelmente, o próprio sistema de transmissão nota a relação existente entre a rotação do motor e a velocidade e então decide a troca automática da marcha mais adequada. Este tipo de transmissão é escolhido por aqueles motoristas que procuram mais conforto na hora de dirigir um carro.
Transmissão automatizada ou sequencial
Pode se dizer que esta transmissão é semelhante à transmissão manual ou mecânica, porem sem usar o pedal da embreagem: isso é feito de forma automatizada. Ou seja, um sistema mecânico cumpre o papel do motorista acionando a embreagem e trocando as marchas. Desse modo, as trocas são feitas de uma forma mais lenta em relação à transmissão automática. Contudo, existem transmissões automatizadas que usam duas embreagens e isso, evidentemente, modifica o tempo das trocas de marchas. Assim, muitas vezes estas podem ser mais rápidas do que as transmissões automáticas.
CVT
Este é outro tipo de transmissão automática, mas utiliza uma correia de aço e duas polias no lugar de engrenagens em um eixo como é feito no câmbio automático. Desse modo, este sistema permite uma variação continua de velocidades. Assim sendo, as marchas se tornam infinitas. Há algum tempo, este tipo de transmissão se limitava a modelos mais caros, mas hoje em dia já existe entre os carros compactos nacionais. Acontece que a transmissão CVT é o melhor tipo de transmissão automática para os carros de passeio. Vale destacar que CVT significa Transmissão Continuamente Variável. A grande vantagem deste tipo de transmissão é a economia de combustível, por isso é o sistema mais aconselhável para os modelos híbridos.
Transmissão automatizada de dupla embreagem
Este tipo de transmissão funciona sem trancos. Consta de um mecanismo sofisticado de trocas de marchas, apresentando dois eixos que são um para marchas pares e o outro para marcas impares e marcha ré. Esta transmissão tem a vantagem de fazer o engate das marchas em milissegundos!
Por fim, qual exige menos manutenção?
Se com a transmissão manual o motorista possui total controle sobre o carro e com a transmissão automática possui mais conforto na hora de dirigir, este último é mais caro quanto aos reparos devido à tecnologia. Mas mesmo tendo uma manutenção mais barata, a transmissão manual possui menor durabilidade. A equação seria: automático é mais caro para reparar, porém estrada com menor frequência. Já manual possui manutenção mais barata, mas estraga com maior frequência.