Bayern recebe troféu do Mundial de Clubes em evento com presença de ídolo brasileiro
Giovane Elber fez história no clube e conquistou o torneio em 2001

- Matéria
- Mais Notícias
O Bayern de Munique recebeu a visita do troféu do Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho. A taça tem percorrido o mundo e visitado os países dos times classificados. O brasileiro Giovane Elber, ex-jogador e ídolo do clube, esteve presente.
Relacionadas
A equipe alemã optou por expor o troféu no FC Bayern World, a principal loja do clube. O espaço está localizado no 'coração' de Munique, próximo à Marienplatz, onde alemães costumam celebrar seus títulos.
"Espero que o FC Bayern seja a primeira coisa gravada neste troféu. O fato de podermos competir com os 32 melhores times de todos os continentes, especialmente no ano do nosso 125º aniversário, é algo especial", disse Jan-Christian Dreesen, CEO do clube.
O Bayern de Munique conquistou o Mundial de Clubes quatro vezes: em 1976, 2001, 2013 e 2020/21. Em 2001, disputada em Tóquio, Giovane Elber esteve em campo. A equipe foi campeão com gol de Sammy Kuffour aos 109 minutos contra o Boca Juniors.
A equipe argentina está no mesmo grupo e reencontrará o Bayern na edição deste ano do torneio, que também contará com Auckland City, da Nova Zelândia, e Benfica.
"Isso foi fantástico. Este troféu sempre foi muito importante para nós, sul-americanos", disse o brasileiro.

Nascido no Paraná, Giovane Élber iniciou sua trajetória no Londrina antes de se transferir para o Milan. Foi na Suíça, porém, que ganhou destaque ao atuar pelo Grasshopper, chamando a atenção do futebol alemão.
No Bayern de Munique, onde jogou entre 1997 e 2003, construiu uma carreira vitoriosa, com 266 jogos, 139 gols e 57 assistências, conquistando quatro títulos da Bundesliga, três Copas da Alemanha, além da Liga dos Campeões da UEFA e do Mundial de Clubes citado acima. Também deixou sua marca no Stuttgart e no Lyon, onde ajudou a equipe a faturar o Campeonato Francês.
Nos últimos anos como jogador, defendeu o Borussia Mönchengladbach e retornou ao Brasil para atuar pelo Cruzeiro, clube pelo qual pendurou as chuteiras em 2006. Após a aposentadoria, assumiu o papel de embaixador do Bayern de Munique e passou a atuar como comentarista esportivo.
O ex-atacante também teve passagem pela Seleção Brasileira, disputando 15 partidas e marcando sete gols. Além disso, representou o país na Copa do Mundo Sub-20, onde atuou em seis jogos e balançou as redes quatro vezes.
Confira os grupos do Mundial de Clubes 2025
Grupo A
Palmeiras (BRA)
Porto (POR)
Al Ahly (EGI)
Inter Miami (EUA)
Grupo B
Paris Saint-Germain (FRA)
Atlético de Madrid (ESP)
Botafogo (BRA)
Seattle Sounders (EUA)
Grupo C
Bayern de Munique (ALE)
Auckland City (NZL)
Boca Juniors (ARG)
Benfica (POR)
Grupo D
Flamengo (BRA)
Espérance de Túnis (TUN)
Chelsea (ING)
VAGA EM ABERTO APÓS O LEÓN SER EXCLUÍDO
Grupo E
River Plate (ARG)
Urawa Red Diamonds (JAP)
Monterrey (MEX)
Internazionale (ITA)
Grupo F
Fluminense (BRA)
Borussia Dortmund (ALE)
Ulsan (COR)
Mamelodi Sundowns (AFS)
Grupo G
Manchester City (ING)
Wydad Casablanca (MAR)
Al Ain (EAU)
Juventus (ITA)
Grupo H
Real Madrid (ESP)
Al Hilal (SAU)
Pachuca (MEX)
FC Salzburg (AUT)
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias