Conheça o Al-Ittihad, representante do país-sede do Mundial de Clubes
Equipe saudita pode enfrentar o Fluminense na semifinal da competição
- Matéria
- Mais Notícias
Atual campeão saudita, o Al-Ittihad participará do Mundial de Clubes como time anfitrião. O torneio será realizado em Jidá, na Arábia Saudita, e a equipe contará com o apoio da torcida em busca de uma grande campanha. O Lance! traz abaixo mais informações sobre a equipe de Benzema, Romarinho e outros jogadores conhecidos do torcedor brasileiro.
Relacionadas
Assim como as outras principais equipes da Arábia Saudita, o Al-Ittihad recebe capital do Public Investment Fund (PIF), o fundo de investimento do governo saudita. Com isso, o time gastou altos valores para reforçar o elenco com nomes de peso do futebol europeu na atual temporada. As duas principais contratações, os franceses Karim Benzema e N´Golo Kanté, chegaram a custo zero, mas com salários astronômicos. De acordo com a imprensa europeia, o atacante receberá anualmente cerca de 200 milhões de euros (R$ 1,06 bilhão na cotação atual).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Apesar do alto investimento, o Al-Ittihad caiu de desempenho na atual temporada. Campeão na última edição do Saudita, o time ocupa apenas a 5ª colocação no momento. Os outros três principais clubes do país, Al-Ahli, Al-Hilal e Al-Nassr, também receberam fortunas do Public Investment Fund (PIF). Todos estão à frente da equipe de Karim Benzema no Campeonato Nacional.
💸 PRINCIPAIS CONTRATAÇÕES DO AL-ITTIHAD PARA A TEMPORADA
Karim Benzema (Real Madrid) - custo zero
N´Golo Kanté (Chelsea) - custo zero
Fabinho (Liverpool) - 46,7 milhões de euros
Jota (Celtic) - 29,1 milhões de euros
Luiz Felipe (Bétis) - 22 milhões de euros
A má fase do Al-Ittihad levou a uma troca no comando técnico. O português Nuno Espírito Santo, que chegou a ter desentendimentos com Benzema, foi demitido em novembro. Para o seu lugar, os sauditas foram atrás de Marcelo Gallardo, técnico argentino que foi bicampeão da Libertadores com o River Plate (2015 e 2018).
يسعدنا الاعلان عن مدربنا الجديد مارسيلو غاياردو 🤝🟡⚫️
— نادي الاتحاد السعودي (@ittihad) November 18, 2023
Nos complace anunciar a nuestro nuevo entrenador, 'El muñeco' Marcelo Gallardo 🤝🟡⚫️#غاياردو_اتحادي
#Gallardo2Ittihad pic.twitter.com/SwZ4vQecmx
➡️ Campeão da Libertadores vai disputar o Mundial de Clubes de 2025?
O governo saudita investiu no Al-Ittihad por já ser um clube de sucesso dentro do país. Fundado em 1927, é um dos times mais vitoriosos e tradicionais da Arábia Saudita. Entre as principais conquistas, estão duas Ligas dos Campeões (2004 e 2005) e nove Campeonatos Nacionais (1982, 1997, 1999, 2000, 2001, 2003, 2007, 2009 e 2023).
Possível adversário do Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes, o Al-Ittihad conta com velhos conhecidos do futebol brasileiro, como Romarinho (ex-Corinthians) e Marcelo Grohe (ex-Grêmio). O volante Fabinho, que disputou a última Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, foi um dos grandes reforços para a temporada. O elenco saudita ainda tem mais dois brasileiros: Luiz Felipe, naturalizado italiano, e o meia-atacante Igor Coronado, que nunca chegou a atuar no futebol do seu país.
🔰 OS BRASILEIROS DO AL-ITTIHAD
Marcelo Grohe (goleiro)
Luiz Felipe (zagueiro)
Fabinho (volante)
Igor Coronado (meia-atacante)
Romarinho (atacante)
➡️ Em coletiva, Guardiola valoriza disputa do Mundial de Clubes: ‘É um sonho para nós’
O Al-Ittihad enfrenta o Auckland City, da Nova Zelândia, nesta terça-feira (12), às 15h (de Brasília), a primeira partida do Mundial de Clubes. O ganhador enfrenta o Al-Ahly, do Egito. Por fim, o vencedor do confronto duela com o Tricolor das Laranjeiras em busca da sonhada vaga na decisão. Em recuperação de lesão, Benzema ainda é dúvida para o jogo de estreia.
O Al-Ittihad tentará seguir os passos do rival, Al-Hilal, que fez bonito na última edição do torneio. O clube eliminou o Flamengo na semifinal e perdeu para o Real Madrid por 5 a 3 na final. Na ocasião, o Mundial foi realizado no Marrocos, mas a equipe saudita participou como vencedora da edição mais recente da Liga dos Campeões Asiática.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias