menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Alvo do Santos, Carleto teve números expressivos nos últimos anos

Jogador pode retornar à Vila Belmiro após onze anos

Thiago Carleto VAIVÉM
imagem cameraAthlético Paranaense foi o último clube de Carleto no Brasil (Divulgação)
Dia 04/02/2019
20:27

  • Matéria
  • Mais Notícias

Criado nas divisões de base do Santos, Carleto deixou o Santos ainda jovem, em 2008, aos 19 anos, para atuar pelo Valencia, da Espanha. Agora, mais de uma década depois, o lateral-esquerdo pode voltar a vestir a camisa do Peixe. Com a saída de Dodô para o Cruzeiro, o jogador aparece como seu possível substituto.

Apesar dos altos e baixos da carreira, que o fizeram passar por equipes de menor porte no cenário nacional, como XV de Piracicaba e o Linense, Carleto vem reencontrando o bom futebol nas últimas temporadas. Tendo o chute de média distância e os cruzamentos como ponto forte, liderou estatísticas ofensivas importantes nos dois últimos Brasileiros.

Em 2017, pelo Coritiba, foi o quarto maior garçom da principal competição nacional, dando oito assistências em apenas 21 partidas. Com 50 cruzamentos certos, foi também o lateral que mais acertou levantamentos no campeonato - ranking liderado exatamente por Dodô em 2018.

Os cruzamentos, inclusive, têm sido uma das armas do Santos na temporada. O time de Jorge Sampaoli é o que mais cruzou bolas na área no Paulistão até o momento, com 157 tentativas, segundo dados do Footstats. O Peixe é também a equipe que mais fez gols de cabeça, com três. Número que pode subir com a chegada de Carleto.

No último Brasileirão, o lateral novamente não conseguiu atuar em toda a competição, sendo negociado pelo Athlético Paranaense com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, após a 12ª rodada. Ainda assim, teve mais uma vez um bom desempenho. Com 24 assistências para finalização em 12 jogos, teve a sétima maior média entre todos os jogadores e a primeira entre os atletas da posição que entraram em campo mais de uma vez. Foram ainda três passes para gol, o sexto melhor aproveitamento do Brasileiro.

O esquema adotado por Sampaoli favorece exatamente a qualidade ofensiva de seus laterais e sua capacidade de definir as jogadas no ataque, seja com cruzamentos ou com finalizações diretas. Duas das especialidades de Carleto.

CARLETO NOS ÚLTIMOS DOIS BRASILEIROS
- Dados do Footstats

33 jogos
4 gols
11 passes para gol
63 assistências para finalização
​50 desarmes

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias