Daniel Alves vira ‘faz-tudo’ de Fernando Diniz e se destaca
Camisa 10 do São Paulo começou 2020 bem
Titular da lateral-direita do Barcelona por muitos anos e também da Seleção Brasileira, Daniel Alves chegou ao São Paulo, em 2019, vestindo a camisa 10. Jogou no meio, na criação, e do lado, em sua posição de origem, mas agora vem atuando mais recuado, ajudando Tchê Tchê na transição entre defesa e ataque. Na verdade, faz bem mais que isso.
Ninguém tem participado tanto dos jogos quanto Daniel. Após três rodadas do Paulistão - ainda não finalizada -, o jogador é o líder de desarmes do campeonato, com 10 roubos de bola, e de passes certos, com 233 - errou apenas 14 -, segundo dados do Footstats.
Sua função em campo, porém, está longe de ser apenas marcar e distribuir. Dani é o segundo no ranking de assistências para finalização (7), ficando atrás apenas de Lucas Lima, do Palmeiras (9). Mesmo não jogando como lateral, aparece ainda na segunda posição entre os que mais acertam cruzamentos, com seis. Marcos Rocha, também do Alviverde, lidera com sete.
Jogar mais recuado também não tem impedido o meia de concluir em gol. Aliás, muito pelo contrário. Participativo em todas as etapas do jogo, Daniel é, ao lado de Pablo, o atleta que mais finalizou até agora no Paulista, com 10 arremates. O aproveitamento, no entanto, não foi bom: apenas três no alvo. Ainda assim, estufou as redes do Água Santa, logo na estreia.
No São Paulo atual de Fernando Diniz, aparentemente, Daniel Alves só não cruza e cabeceia ao mesmo tempo. Ainda.
DANIEL ALVES NO PAULISTÃO 2020
- Dados do Footstats
3 jogos
1 gol (1º do time)
0 passes para gol
7 assistências para finalização (1º do time/2º do campeonato)
10 finalizações tentadas (1º do time e do campeonato) - 3 certos
233 passes certos (1º do time e do campeonato)
4 viradas de jogo certas (1º do time e 2º do campeonato)
6 cruzamentos certos (1º do time e 2º do campeonato)
10 desarmes certos (1º do time e do campeonato)