Flamengo e São Paulo formaram quase 35% dos jogadores convocados por Tite
Oito dos 23 atletas chamados passaram pela base dos clubes
Daniel Alves, Rafinha, Filipe Luís, Juanfran... Flamengo e São Paulo foram dois dos clubes que mais se movimentaram nesta janela de transferência em busca de reforços. Principalmente vindos da Europa. No entanto a convocação de Tite, nesta sexta-feira, deixou claro que, mesmo com os altos investimentos para trazer atletas de fora, a dupla não tem aberto mão da formação.
Dos 23 nomes chamados para defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra Colômbia e Peru, em setembro, oito foram formados nas divisões de base das duas equipes - quatro em cada -, o que representa 34,7% do total. Pelo lado rubro-negro, o zagueiro Samir, o lateral-esquerdo Jorge, o meia Lucas Paquetá e o atacante Vinícius Júnior. Na ala paulista, o goleiro Ederson, o zagueiro Éder Militão, o volante Casemiro e o atacante David Neres.
Ao todo, 13 clubes brasileiros contribuíram para a revelação dos 23 convocados de Tite. Inclusive times que hoje não disputam a Série A. Veja a relação:
ORIGEM DOS CONVOCADOS DE TITE
Flamengo - 4 - Samir, Jorge, Paquetá e Vinícius Jr
São Paulo - 4 - Ederson*, Éder Militão, Casemiro e David Neres
Corinthians - 3 - Weverton **, Marquinhos e Fagner
Fluminense - 2 - Thiago Silva *** e Fabinho ****
Vasco - 2 - Philippe Coutinho e Allan
América-MG - Richarlison
Athletico-PR - Alex Sandro
Bahia - Daniel Alves
Figueirense - Firmino
Grêmio - Arthur
Ponte Preta - Ivan
Santos - Neymar
Uberlândia - Bruno Henrique
* Ederson deixou o São Paulo com apenas 16 anos para defender o Benfica. Estreou como profissional pelo GD Ribeirão, também de Portugal.
** Weverton chegou ao Corinthians em 2006, aos 18 anos de idade, e foi jogador do clube até 2009. Porém, nunca atuou como profissional pela equipe, sendo emprestado para Remo, Oeste e América de Natal.
*** Thiago Silva estreou como profissional atuando pelo RS Brasil, em 2006, no entanto, sua formação foi feita no Fluminense, clube que voltou a defender três anos depois.
**** Fabinho é mais uma cria do Fluminense que deixou cedo o clube. Após dois anos na base do Tricolor - surgiu antes no Paulínia -, foi vendido ao Rio Ave, de Portugal.