Gabigol pode repetir feito de Romário, Túlio e Dadá Maravilha

Atacante do Flamengo lidera a artilharia do Brasileiro ao lado de Sasha, do Santos

Escrito por

Com quatro gols nos últimos quatro jogos do Campeonato Brasileiro, Gabriel Barbosa entrou de vez na briga pela artilharia da competição. O tento anotado nesta quarta-feira, contra o CSA, na vitória rubro-negra por 2 a 0, foi o quinto do jogador na disputa, assumindo a liderança do ranking de goleadores junto de Eduardo Sasha, do Santos.

Caso se mantenha no topo da disputa até o fim do ano, Gabigol se tornará o quarto jogador da história a se sagrar artilheiro do Brasileirão em duas edições seguidas. Em 2018, ainda pelo Peixe, o atacante marcou 18 vezes e superou seus concorrentes.

O primeiro a conseguir este feito foi Dadá Maravilha. Em 1971 e 1972, o ídolo do Atlético Mineiro dominou a artilharia marcando 15 gols no primeiro ano e 17 no segundo, dividindo com Pedro Rocha, do São Paulo, na segunda temporada.

Demoraria mais de 20 anos para outro jogador conseguir esta marca. E ela viria dos pés de Túlio, que seria o goleador máximo das edições de 94 - dividindo com Amoroso, do Guarani - e 95, ambas com a camisa do Botafogo - foi também pelo Goiás, em 89.

Outro atacante histórico que alcançou esta marca foi Romário. Segundo jogador com mais gols na história do Brasileiro, com 154 gols, o Baixinho dividiu a artilharia com Dill, do Goiás, e Magno Alves, do Fluminense, em 2000, e venceu sozinho a briga em 2001, todas pelo Vasco. 

Um seleto grupo de goleadores que pode aumentar nesta temporada.

Siga o Lance! no Google News