"Bruno Henrique vem se destacando no Flamengo, faz gol e assistência, uma série de componentes que nos facilitam". Com essa declaração Tite justificou a convocação, realizada nesta sexta-feira, do atacante do Flamengo para os amistosos contra Peru e Colômbia. E os números confirmam a teoria do treinador: no Brasil, nenhum dos principais artilheiros do país deu tantos passes para gol quanto o rubro-negro.
Autor de 15 gols em 35 jogos na temporada, Bruno é o 4º maior goleador do ano no país, ficando atrás apenas de Gabigol, seu companheiro de ataque, Gilberto, do Bahia, e Fred, do Cruzeiro. Nenhum deles, no entanto, deu tantas assistências quanto o camisa 27 da Gávea. Foram 10 passes do novo convocado de Tite, contra cinco de cada um do trio.
Entre os top 10 dos artilheiros do ano, quem mais se aproxima de Bruno Henrique na verdade é um colombiano. Yony González, do Fluminense, tem os mesmos 15 tentos, só que com três assistências a menos e dois jogos a mais. Na Série A, somando todos os números de 2019, o único com mais passes para gol é Dudu, com 11. O palmeirense, porém, tem apenas oito gols marcados.
Podendo jogar tanto pelos lados quanto centralizado, como um centroavante, Bruno Henrique é hoje o atacante do futebol brasileiro mais equilibrado, em volume e eficiência, entre criação e conclusão.
BRUNO HENRIQUE EM 2019
- Dados do Footstats
35 jogos
15 gols (4º do Brasil no ano)
10 assistências (2º do Brasil no ano)