menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

O ótimo Dérbi de Mateus Vital

Meia teve papel fundamental na vitória do Corinthians sobre o Palmeiras, neste sábado

O Palmeiras acabou derrotado diante de sua torcida no Allianz Parque por 1 a 0 para o Corinthians neste domingo pelo Campeonato Paulista. Os homens de criação do Verdão estiveram sumidos no Dérbi, com exceção do atacante Dudu, que buscou, se movimentou, mas não foi efetivo. Deyverson entrou melhor do que Borja, mas perdeu a cabeça no final da partida e foi expulso. COnfira as notas do Palmeiras do LANCE! (por João Vítor Castanheira)
Mateus Vital foi muito importante defensivamente (Divulgação Palmeiras)

Escrito por

Foram cerca de 80 minutos de um jogo praticamente entre defesa e ataque. Com 63% de posse de bola, o Palmeiras encurralou o Corinthians, que vencia desde os sete do 1º tempo, mas criou poucas chances reais de gol. Isso graças a organização defensiva imposta pela equipe de Fabio Carille. Um mérito coletivo, é claro, mas que teve também os seus destaques individuais. Entre eles, Mateus Vital.

Constantemente criticado pela torcida e um dos postulantes a perder a vaga de titular com as chegadas dos reforços, o jovem de 20 anos teve uma atuação exemplar no Dérbi. Principalmente por ter tido que exercer uma função que, normalmente, não é a sua especialidade: a marcação.

Vital é um meia de organização de meio-campo, que não costuma marcar muitos gols ou dar assistências, mas que é efetivo no terceiro passe, na aproximação ao apoiador central e também na saída de bola. Mais ou menos o que faz Ramiro atualmente. No clássico, porém, Mateus atuou mais aberto, ajudando Fagner na lateral, com o ex-gremista mais por dentro, livre para circular. A dobradinha com o lateral foi tão eficiente, que Dudu, atacante palmeirense, trocou de lado aos 25 minutos tentando buscar os espaços que não vinha encontrando pela esquerda de ataque.

Foram três desarmes certos e uma interceptação, ou seja, quatro recuperações de posse em apenas 68 minutos em campo - deixou o gramado exausto exatamente pela entrega na marcação. Sua média no último Brasileirão, segundo dados do Footstats, havia sido de apenas 0,7 desarmes e 0,1 antecipações por jogo.

Forte na defesa, Mateus Vital não abdicou também de atacar. Das seis tentativas do time, duas foram do garoto, que terminou como o líder do fundamento da equipe no duelo. Curiosamente, uma delas em uma rara participação pela esquerda, que acabou parando em Weverton. 

MATEUS VITAL NO DÉRBI
- Dados do Footstats

68 minutos em campo
​1 finalização em gol
1 finalização para fora
​18 passes certos
2 passes errados
3 desarmes certos
0 desarmes errados
1 interceptação certa
1 interceptação errada

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter