O impacto da paralisação do futebol em razão da pandemia de coronavírus ainda não pode ser calculado, ao menos financeiramente, já que não há sequer uma confirmação de retorno. A curto prazo, porém, alguns problemas já podem ser sentidos. Principalmente nas equipes de menor investimento.
Com a incerteza em relação a continuação dos Estaduais, muitos clubes estão num dilema quanto a renovação dos contratos de alguns atletas. Isso porque muitos fazem vínculos apenas até o fim do campeonato, o que aconteceria neste mês. Ou seja, muitos jogadores ficarão livres no mercado ainda em abril. Alguns, inclusive, já estão.
O Números da Bola foi atrás de nomes e de estatísticas de alguns destes jogadores que se destacaram antes da paralisação e que estão em fim de contrato com seus atuais clubes. Confira:
FERNANDO HENRIQUE
Goleiro
Santo André
Contrato terminou no dia 07/04
O experiente Fernando Henrique, de 36 anos, ex-Fluminense e Ceará, vinha sendo um dos responsáveis pela ótima campanha do Santo André, líder do Campeonato Paulista. Com 13 defesas difíceis, segundo dados do Footstats, é o 2º no ranking do fundamento, ficando atrás apenas de Saulo, da Ferroviária, e o 3º em defesas simples, com 24.
JEFFERSON PAULINO
Goleiro
Guarani
Contrato até o dia 30/04
Destaque do Bangu no Carioca do ano passado, Jefferson foi contratado pelo Bugre ainda na temporada. Nesse Paulistão, tem sido um dos destaques do time que tem a 6ª defesa menos vazada da competição com apenas 9 gols sofridos em 10 jogos. Paulino é o 5º goleiro com mais defesas realizadas na competição, com 22.
LUIZÃO E RODRIGO
Zagueiros
Santo André
Contratos de ambos terminados no dia 07/04
Além do goleiro Fernando Henrique, o Santo André vinha confiando também na regularidade de sua experiente dupla de zaga formada por Luizão e Rodrigo. Dois zagueiros de 33 anos, rodados - Luizão tem passagens por Cruzeiro, Vasco e Bahia - e que vinham tendo boas atuações. Luizão é o líder de rebatidas do campeonato, com 90, enquanto que Rodrigo é o 3º, com 88. Ex-Paraná, o defensor vinha sendo também o 3º da posição em números de desarmes, ficando atrás somente de Pedro Henrique, do Corinthians, e Luan Peres, do Santos.
LUIZ OTÁVIO
Zagueiro
Mirassol
Contrato até 30/04
Ex-Chapecoense, o zagueiro de 27 anos é outro que está próximo do fim de contrato e tem se destacado principalmente no jogo aéreo. Luiz Otávio divide a liderança das rebatidas junto de Luizão, do Santo André, com 90. Além disso, marcou de cabeça o seu único gol no campeonato.
THALLYSON
Lateral-esquerdo
Guarani
Contrato até 30/04
Ex-Flamengo, Fortaleza, Ceará e Vitória, Thallyson começou 2020 na reserva do promissor Bidú, revelado na base do Guarani. Uma lesão, porém, afastou o titular dos gramados e abriu espaço novamente para o lateral de 28 anos, que soube aproveitar. Em apenas quatro jogos, Thallyson marcou um gol, deu uma assistência e obteve a 3ª melhor média de cruzamentos certos, com 2,3 por partidas, ficando atrás apenas de Daniel Alves (3,8/j) e Fagner (2,9/j).
GEOVANE
Volante
Inter de Limeira
Contrato até 30/04
Emprestado pelo Athletico Paranaense, o jovem volante de 21 anos é um dos maiores ladrões de bola do Paulistão. Com 25 desarmes certos, é o 6º no ranking do Footstats. Apesar de estar em fim de vínculo com o time paulista, Geovane ainda tem contrato com o Furacão.
CAMILO
Meia
Mirassol
Contrato até 27/04
Aos 34 anos de idade, Camilo voltou a ganhar destaque vestindo a camisa do Mirassol nesse Paulistão. Com 5 bolas na rede e 2 assistências, é um dos jogadores com mais participações diretas em gols no campeonato. O meia é também o 9º entre os atletas que mais criaram chances de gol, com 16 passes decisivos, o 6º em cruzamentos certos (15) e também em finalizações (11).
THOMAZ
Meia
Inter de Limeira
Contrato terminou no dia 31 de março
Emprestado pelo São Paulo, Thomaz não tem mais vínculo com o Tricolor e nem com a Inter. Camisa 10 da equipe de Limeira no Paulistão, o meia é o 4º jogador com mais dribles certos no campeonato (11), ficando atrás apenas de Soteldo, do Santos, Dudu, do Palmeiras, e Alexandre Pato, do São Paulo. Thomaz aparece também no top 10 dos jogadores com mais assistências para finalização, somando 16 passes, assim como Camilo.
JÚNIOR TODINHO
Atacante
Guarani
Contrato até 30/04
Disputando o Paulistão pela primeira vez, o baiano Junior Todinho foi um dos destaques do campeonato antes da paralisação. Com 6 gols em 9 jogos, é o vice-artilheiro da disputa - Ytalo, do Red Bull Bragantino, com 7, lidera -, e o jogador com mais finalizações certas, tendo concluindo em na direção do gol 16 das 26 oportunidades que teve.