Quando Maurício Barbieri foi apresentado no Vasco, no início da temporada, o diretor executivo do clube, Paulo Bracks, elogiou as características ofensivas do treinador. Características essas que já podem ser vistas em campo. Passadas oito rodadas do Campeonato Carioca, o Cruz-Maltino é, de longe, o time que mais finalizou na competição.
Mesmo tendo iniciado o Estadual com a sua terceira equipe, o Cruz-Maltino ostenta a impressionante média de 18,1 finalizações por partida. Contra o Botafogo, nesta quinta-feira, atuando com dois jogadores a mais durante todo o 2º tempo por conta das expulsões de Adryelson e Rafael, foram 23 tentativas, sendo nove delas no gol. Duas delas pararam nas redes, com Alex Teixeira e Pedro Raul construindo o 2 a 0.
Até mesmo no clássico com o Fluminense, no fim de semana, em que acabou derrotado por 2 a 0, o time de Barbieri apresentou um bom volume ofensivo. Foram 19 arremates no jogo, nove a mais do que o Tricolor.
O que tem pesado muitas vezes é a eficiência na hora de concluir as jogadas. Contra o Botafogo, por exemplo, Pedro Raul chegou a perder um gol sem goleiro. No duelo com o Tricolor, o goleiro Fábio deixou o campo como um dos principais destaques do jogo, assim como Lucas Perri nesta quinta-feira.
Apesar de ter o maior volume de finalizações do Carioca até agora, com 145, o Vasco tem apenas o terceiro melhor ataque, com 13 gols marcados. Flamengo, que ainda joga na rodada, com 15, e Volta Redonda, com 14, aparecem à sua frente.
VASCO NO CARIOCA 2023
- Dados do Footstats
8 jogos
13 gols marcados (3º)
145 finalizações (1º)
59 finalizações certas (1º)
TIMES QUE MAIS FINALIZARAM NO CARIOCA 2023
- Dados do Footstats
1º - Vasco - 145
2º - Fluminense - 108
3º - Flamengo - 98
4º - Botafogo - 97
5º - Audax - 87