Na disputa do boxe das Olimpíadas, a peso-mosca Graziele de Jesus estreou com derrota para a japonesa Tsukimi Nakimi, na manhã desta quinta-feira (29). A lutadora não se classificou para as quartas de final e se despediu dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Graziele demorou a reagir contra Namiki no primeiro round, que assumiu uma postura de circular e atacou com vários golpes. Esse tempo de reação tardio foi decisivo na opinião dos cinco jurados, que deram a vitória pra a japonesa.
Namiki deu ainda menos espaço para a brasileira alcançá-la, mas Graziele melhorou a defesa e impediu o avanço da oponente, além de ter utilizado clinches para evitar ser pega por ataques de curta distância. Com essa melhora de desempenho, os jurados passaram a gostar da atuação da brasileira, que ganhou o round com três votos a favor dela.
Mas no terceiro round Graziele já parecia cansada com o ritmo da luta e seu rendimento decaiu para um embate que foi parecido com o primeiro round. A japonesa, apesar de estilo diferente e não muito estético, teve vitória merecida pela iniciativa. Para Graziele, ficou faltando retribuir ataques e melhorar seu tempo de resposta.
Diferente da decisão acirrada na arbitragem que Hebert Conceição que seu colega de delegação teve, a brasileira perdeu o combate por resolução unânime dos juízes. Esta foi a segunda derrota para o Brasil no boxe feminino em Tóquio. Jucielen Romeu também foi eliminada, só que pela britânica Karriss Artingstall, na última segunda-feira (26).
CONFIRA ABAIXO O QUADRO DE MEDALHAS ATUALIZADO