Como funciona a disputa por equipes do tênis de mesa nas Olimpíadas?

Brasil disputa as quartas de final do masculino nesta quarta-feira (7), diante da França

Escrito por

O Brasil disputa, nesta quarta-feira (7), as quartas de final do tênis de mesa por equipes. Às 10h, a Seleção entra em quadra diante da forte escola da França, buscando ficar mais perto de uma medalha na modalidade.

➡️ Fique por dentro das Olimpíadas! Siga o Lance! no WhatsApp e veja as notícias em tempo real

Apesar de ser um esporte amplamente disputado no mundo, o tênis de mesa por equipes tem suas particularidades nas Olimpíadas. Por isso, o Lance! explica um pouco do funcionamento dentro dos Jogos de Paris.

🤔 COMO FUNCIONA?
A disputa por equipes é formada por cinco partidas, sendo quatro individuais e uma em dupla; quem vencer três partidas primeiro é declarado vencedor. Ao todo, cada time tem três representantes; o Brasil tem, além do astro Hugo Calderano, os mesatenistas Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro na esfera masculina; no feminino, as irmãs Giulia e Bruna Takahashi se somaram a Bruna Alexandre, mas já foram eliminadas.

A grande diferença dos jogos individuais para os coletivos é o número de sets, que se reduz de sete para cinco. Ou seja, para garantir um ponto para sua equipe, é necessário vencer apenas três parciais ao invés de quatro. O modelo de pontos segue: para levar o set, o jogador precisa fazer 11 pontos com dois de vantagem ao seu adversário; em caso de empate por 10 a 10, quem abrir dois de vantagem primeiro vence.

➡️ Assine o Globoplay e assista às Olimpíadas ao vivo no Sportv

Nos confrontos em dupla, os atletas se revezam pra as devoluções, não podendo bater na bolinha duas vezes seguidas. Por isso, os duelos são dinâmicos e com muitas movimentações, para que os companheiros tenham espaço nos momentos de ação.

Nas oitavas, o Brasil venceu a equipe de Portugal por 3 a 1, avançando às quartas. Pela França, competem os baladados irmãos Alexis e Felix Lebrun, além de Simon Gauzy. O confronto acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 10h (de Brasília).

Hugo Calderano é a referência principal do Brasil no tênis de mesa por equipes (Foto: JUNG Yeon-je / AFP)
Siga o Lance! no Google News