O que precisa acontecer para o Brasil se classificar no basquete nas Olimpíadas?

Seleção fez sua parte e bateu o Japão, mas tem que torcer por outros resultados para garantir vaga

Escrito por

O Brasil venceu o Japão por 102 a 84 nesta sexta-feira (2) e segue na luta por vaga no mata-mata do basquete masculino das Olimpíadas. Com o resultado, a Seleção assegurou o terceiro lugar do grupo B e, agora, aguarda outros resultados para conseguir avançar às quartas de final. A seguir, o Lance! te explica os cenários.

➡️ Fique por dentro da Olimpíada! Siga o Lance! no Whatsapp acompanhe em tempo real as notícias

Como funciona o basquete nas Olimpíadas?

O torneio olímpico de basquete conta com 12 seleções, divididas em três grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros lugares, avançam. Após o número de vitórias, o primeiro critério de desempate dentro de um grupo é o confronto direto. Na sequência, vem o saldo de pontos.

Com a vitória sobre o Japão, a Seleção terminou a primeira fase na terceira colocação do grupo B, com uma vitória e saldo de -7 pontos. Depois da vitória da Grécia diante da Austrália, o Brasil passou a estar classificado em qualquer cenário.

➡️ Assine o Globoplay e assista às Olimpíadas ao vivo no Sportv

🏀 GRUPO A
Canadá - 4 pontos (saldo +17) (-1 jogo)
Grécia - 4 pontos (saldo -8)
Austrália - 4 pontos (saldo -4)
Espanha - 3 pontos (saldo -5) (-1 jogo)

🏀 GRUPO B
Alemanha - 4 pontos (saldo +33) (-1 jogo)
França - 4 pontos (saldo +16) (-1 jogo)
Brasil - 4 pontos (saldo -7)
Japão - 2 pontos (saldo -42)

🏀 GRUPO C
Estados Unidos - 4 pontos (saldo +43) (-1 jogo)
Sérvia - 3 pontos (saldo +15) (-1 jogo)
Sudão do Sul - 2 pontos (saldo -6) (-1 jogo)
Porto Rico - 2 pontos (saldo -52) (-1 jogo)

➡️ Torcedores vão à loucura com herói do Brasil contra o Japão no basquete das Olimpíadas: ‘Meu avô viu Pelé, eu vi Caboclo’

Jogadores do Brasil tiram foto para celebrar vitória sobre o Japão no basquete masculino das Olimpíadas (Foto: Sameer AL-DOUMY / AFP)

Sérvia e Sudão do Sul se enfrentam neste sábado (3), às 16h (também horário de Brasília), no último jogo da primeira fase das Olimpíadas. Caso a Sérvia vença o confronto, há boas chances do Brasil enfrentar o "Dream Team" dos Estados Unidos, que deve terminar a primeira fase com a melhor campanha. Os times ficariam nos potes G e D, respectivamente, que se cruzam no sorteio das quartas de final.

➡️ Quem é Bruno Caboclo, destaque da equipe brasileira de basquete nas Olimpíadas

Siga o Lance! no Google News