O que representam os cinco anéis olímpicos?

O símbolo carrega os ideais do espírito olímpico

Escrito por

Os Jogos Olímpicos de Paris começam oficialmente no dia 26 de julho. A competição carrega os anéis olímpicos como seu principal símbolo desde 1913 - após os Jogos de Estocolmo, realizados no ano anterior. A edição foi a primeira edição a receber atletas de todos os continentes.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O símbolo foi criado por Pierre Coubertin, fundador do Comitê Olímpico Internacional (COI). A imagem dos anéis entrelaçados em cinco cores distintas representam os valores olímpicos: igualdade, equidade, justiça, respeito pelas pessoas, racionalidade, compreensão, autonomia e excelência.

Com isso, o objetivo ao desenhar os anéis olímpicos como uma representação do maior evento multiesportivo do mundo era pregar o respeito às diversidades e a paz não só no esporte, como na sociedade em geral.

Anéis Olímpicos das Olimpíadas de Paris 2024 (Foto: Ludovic Marin / AFP)

Os anéis olímpicos são divididos em cinco cores diferentes, com cada cada uma delas representando um dos continentes. Dessa forma, o azul representa a Europa, o amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas.

Siga o Lance! no Google News