menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Quem é Tatiana Weston-Webb, brasileira medalhista olímpica no surfe?

Surfista já garantiu pódio ao avançar à final em Teahupo'o

SURF_WL_2024.08.01-4880-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraTatiana Weston-Webb vai disputar a medalha de ouro no surf (Foto: William Lucas/COB)
Avatar
Lance!
Teahupo'o (TAI)
Dia 05/08/2024
19:56

  • Matéria
  • Mais Notícias

Medalhista nas Olimpíadas de Paris 2024 no surfe feminino, Tatiana Weston-Webb, de 28 anos, já se destacava na WSL e nesta segunda-feira (5), entrou no hall de ídolos do esporte brasileiro. Apesar do sobrenome, Tati nasceu no Rio Grande do Sul. A brasileira garantiu vaga na final contra Caroline Marks (EUA) e agora espera para saber qual a cor da medalha.

continua após a publicidade

Tatiana nasceu em Porto Alegre, mas com dois meses de vida se mudou para o Havaí. Seu pai Douglas Weston-Webb é um surfista inglês criado na Flórida e sua mãe Tanira Guimarães é uma bodyboarder brasileira, tendo portanto dupla nacionalidade.

Após ver seu irmão mais velho surfar, Tati começou a praticar o esporte aos oito anos de idade e decidiu focar de vez no surfe aos 13, já que também jogava futebol.

continua após a publicidade

Tatiana Weston-Webb foi campeã em 2015 do WQS (divisão de acesso da WSL) e se classificou para o World Women's Championship Tour, mas mesmo em 2015 disputou o WCT e ganhou o prêmio de estrante do ano. Em 2016, ganhou seu primeiro evento do Circuito Mundial, em Huntington Beach, nos Estados Unidos.

Em 2018, Weston-Webb anunciou que passaria a representar o Brasil nas principais competições de surfe.

➡️ Fique por dentro das Olimpíadas! Siga o Lance! no Whatsapp e acompanhe em tempo real as notícias

Com grandes performances, Tatiana se garantiu nas Olimpíadas de Tóquio 2020, onde foi eliminada pela japonesa Amuro Tsuzuki, nas oitavas de final.

continua após a publicidade

Tatiana conquistou sua segunda etapa da WSL, em 2021. A brasileira venceu na praia de Margaret River, na Austrália. Em 2023, Weston-Webb teve grande desempenho no Isa Games e se classificou para Paris 2024.

Nas Olimpíadas, Tati caiu para a repescagem, mas não teve problemas para despachar Candelaria Resano, da Guatemala. Nas oitavas, a brasileira surpreendeu ao bater Caitlin Simmers, líder do ranking da WSL.

Nas quartas, Weston-Webb não teve dificuldades para vencer a espanhola Nadia Erostarbe e chegar às semifinais, onde derrotou a costa-riquenha Brisa Hennessy.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias