Vela: por falta de vento, Martine e Kahena têm regata por medalha adiada nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Outras classes com brasileiros também terão que esperar para competir na terça-feira
Como diz o ditado "na ponta do vento, molha-se a vela", mas dessa vez as embarcações das iatistas Martine Grael e Kahena Kunze estão secas. Já que a regata por medalha da classe 49erFX de vela, que iria acontecer nesta segunda-feira, foi adiada por falta de ventos. A prova decisiva da Olimpíada de Tóquio foi remarcada para esta terça-feira, mas ainda não tem definido um horário. A ansiedade só aumenta a fim de descobrir se as brasileiras vão subir ao pódio.
+ Isaquias Queiroz e Jacky Godmann avançam às semifinais do C2 1000m
- É uma coisa normal, aconteceu pouco aqui nesta Olimpíada, mas é normal. A gente depende do vento está bom para velejar. Hoje estava uma situação complicada, primeiro o vento estava fraco, depois poderia ter uma passagem de frente que poderia ter rajada e chuva, ia ter vento instável e seria uma loteria. Não dá para decidir um campeonato assim. Amanhã (terça-feira) a previsão é bem melhor, não deve ter problema - disse o coordenador da seleção brasileira, Torben Grael, ao portal "ge".
Depois da última regata, as brasileiras estão provisoriamente na segunda posição geral, com 70 pontos perdidos. As holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz têm a mesma pontuação, mas ganham na ordem de desempate. As velejadoras Tina Lutz e Susann Beucke, da Alemanha, estão com 73 e atualmente em terceiro.
FICOU PRA AMANHÃ.
— Time Brasil (@timebrasil) August 2, 2021
Medalha da regata de Martine Grael e Kahena Kunze na 49erFX foi adiada por falta de vento.#TimeBrasil #Sailing #JogosOlimpicos #Tokyo2020 pic.twitter.com/WZhMmxmEHq
As atuais campeãs olímpicas Grael e Kahena chegaram em Tóquio como uma das favoritas à medalha de ouro. Na sua trajetória até a competição estiveram no pódio recebendo a medalha de prata nos Campeonatos Mundiais de 2017 e 2019, além do ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.
As regatas da dupla brasileira Ana Luiza Barbachan e Fernanda Oliveira, da classe 470, e as da dupla Marco Grael e Gabriel Borges, da classe 49er, também foram adiadas. Os torneios de vela estão sendo disputados no Yatch Club de Enoshima, ilha localizada a 55km do centro de Tóquio.
Veja abaixo o quadro de medalhas e o calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio: