VÍDEO: Atleta britânica de hipismo chicoteia cavalo em aula, e está fora das Olimpíadas; federação inglesa se manifesta
Charlotte Dujardin foi suspensa provisoriamente por seis meses pela Federação Equestre Internacional (FEI)
Charlotte Dujardin, atleta britânica de hipismo, está fora das Olimpíadas após polêmica. Em seu estábulo, a multimedalhista foi filmada chicoteando um cavalo, sendo julgada por má conduta, e não disputará os Jogos de Paris 2024. Confira o vídeo acima:
➡️ Onde assistir às Olimpíadas de Paris 2024? Entenda as divisões dos direitos de transmissão
Dujardin já havia emitido um pedido de desculpas, chegando a dizer que a ação foi um "erro de julgamento". Posteriormente, se recusou a viajar para o local dos Jogos, e anunciou retirada da competição três dias antes do início.
O caso foi levado à Federação Equestre Internacional (FEI), e a amazona foi suspensa provisoriamente por seis meses. O presidente da entidade, Ingmar De Vos, falou sobre o caso.
- Estamos muito desapontados com este caso, especialmente por estar tão próximo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No entanto é nossa responsabilidade e crucial que abordemos qualquer caso de abuso, já que o bem-estar dos cavalos não pode ser comprometido - afirmou o mandatário.
A UK Sport, agência governamental que investe no esporte olímpico e paralímpico no Reino Unido, também se manifestou.
➡️ Darlan Romani está fora dos Jogos de Paris 2024
➡️ Olimpíadas: seleção feminina do Canadá espiona adversária com drone, e caso vai à polícia
- De acordo com a nossa Política de Elegibilidade, a elegibilidade de Charlotte Dujardin para receber financiamento público e o acesso a benefícios financiados publicamente foi agora suspensa, enquanto se aguarda o resultado da investigação da Federação Equestre Internacional (FEI). Agora precisamos deixar a investigação da FEI ser concluída antes de fazer qualquer comentário adicional - comunicou o órgão.
Charlotte conquistou três medalhas de ouro em Olimpíadas: duas em Londres 2012 (individual e por equipes), e Rio 2016 (individual). Em Tóquio, nas duas frentes, ficou com o bronze.