Após ir com o time titular para o duelo contra o Independiente Petrolero, em Sucre, na Bolívia, pela Libertadores, onde o Palmeiras venceu por 5 a 0, o técnico Abel Ferreira precisa encontrar opções e apostar em rodízio de elenco para manter a regularidade da equipe nos próximos jogos.
GALERIA
> Veja quantos minutos cada jogador do Verdão já esteve em campo
TABELA
> Clique e confira a tabela completa e simulador do Brasileirão!
Nas últimas rodadas do Brasileirão, o treinador demonstrou estar priorizando a competição, que nunca foi vencida por ele antes. O departamento de Saúde e Performance do Palmeiras vem confiando em um planejamento pré-determinado para que as viagens não ofereçam um alto desgaste e para que o time mantenha um bom nível físico.
Contudo, ainda que haja este tipo de alternativa que amenize os impactos da intensa maratona de oito jogos no mês de maio, é possível que o português preserve alguns de seus jogadores no duelo contra o Fluminense, já no próximo domingo (8).
GUIA DO BRASILEIRÃO
> Multicampeão, Verdão vai buscar título inédito na era Abel Ferreira
Com isso, muitos atletas devem ganhar mais espaço. Como o Palmeiras conta com um elenco relativamente curto, Abel Ferreira pode acabar utilizando todo mundo.
O zagueiro Gustavo Gómez tem a maior sequência de confrontos entre todo o elenco palmeirense. O paraguaio não desfalca a equipe desde as quartas de final do Campeonato Paulista, contra o Ituano, quando ausentou-se para defender a seleção paraguaia nas Eliminatórias da Copa.
Em algum momento o capitão deverá ser poupado e, com isso, o defensor Kuscevic pode seguir se preparando para receber novas oportunidades na equipe titular.
Acumulando boas atuações, os laterais Mayke e Jorge também devem ser bastante acionados, tendo em vista a intenção de preservar Piquerez e Marcos Rocha para que os atletas sigam em plena forma.
Com a lesão de Jailson, que ficará afastado por pelo menos seis meses, é natural que Abel olhe para a base e que jogadores como Fabinho e Pedro Bicalho, campeões da Copinha, apareçam mais com a camisa alviverde, assim como Gabriel Menino.
Pelo confronto contra a Juazeirense-BA, em Londrina, se tratar de um jogo eliminatório pela Copa do Brasil, o treinador palmeirense deve ir com a equipe titular na medida do possível.
Sendo assim, no meio campo, Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga, titulares indiscutíveis, devem manter a boa sequência. Já no ataque, Dudu e Rony são os mais utilizados por Abel Ferreira e podem receber atletas como Veron, que vem entrando bem, assim como Rafael Navarro e Breno Lopes.
Em caso de eventual descanso dos demais, o jovem Giovani, também campeão da Copinha, pode aparecer em mais ocasiões no time principal.
Ao ser questionado sobre a rodagem de elenco constante que o Palmeiras vem tendo, Abel Ferreira respondeu de forma direta.
- Basta olharem para o calendário do futebol brasileiro e entenderão os motivos - disse o técnico.
Assim, as próximas partidas do Palmeiras, sendo elas contra o Fluminense no Brasileiro, dia 8 de maio, às 16h, no Allianz Parque, e contra a Juazeirense-BA, no Estádio do Café, em Londrina, dia 11, às 19h, pela Copa do Brasil, podem explicar ainda mais a regularidade do clube e as prioridades de Abel.