menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Auxiliar de Abel no Palmeiras pode ser novamente denunciado por acusação polêmica

João Martins já será julgado pelo 'caso do sistema', nesta segunda-feira (7)

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraNova polêmica é instaurada entre a comissão técnica do Palmeiras (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 06/08/2023
06:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

João Martins, auxiliar do técnico Abel Ferreira no Palmeiras, pode enfrentar nova denúncia no Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD). Isso porque ele esbravejou a frase: "Hoje está condicionado", segundo a transmissão da partida, ao ser expulso na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no sábado (5).

continua após a publicidade

O profissional reclamava com o árbitro Ramon Abatti Abel e recebeu cartão amarelo. Ele seguiu contestando, e o juiz mostrou o vermelho logo em sequência. A situação aconteceu aos 43 minutos do primeiro tempo da partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão.

Com isso, o português pode ser enquadrado artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código à atitude antidesportiva". A punição prevista para os condenados pelo código em questão é um a seis jogos de suspensão.

continua após a publicidade

O outro artigo que João Martins pode ser denunciado é o 243-F, por “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto". Neste caso, a pena é de uma a seis partidas e multa de até R$ 100 mil.

!FALA, ABEL!

Perguntado sobre o assunto, Abel Ferreira defendeu o companheiro, discordou da expulsão e afirmou que Fernando Diniz — treinador do Fluminense — protestou "tanto ou mais" contra a arbitragem.

continua após a publicidade

- Não achei minimamente justa a expulsão do João. 10 minutos antes, o Diniz protestou tanto ou mais que o João. Mas o árbitro é que sabe... Tinha muito para falar (sobre arbitragem), as imagens são muito evidentes, não sei se vocês (imprensa) mostraram. É melhor estar calado, eu sei onde estou e não quero falar mais nada - disse Abel, na coletiva de imprensa após a partida.

+ Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do Verdão!

João Martins
Martins pode ser novamente denunciado (Foto: César Greco / Palmeiras)

!MAIS UMA DOR DE CABEÇA PARA JOÃO MARTINS E PALMEIRAS!

Esta não é a primeira vez que Martins se envolve em polêmicas. Após o empate do Verdão com o Athletico-PR em 2 a 2, no dia 2 de julho, o auxiliar técnico contestou a arbitragem do jogo e acusou que "é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos".

- Nós entendemos que o futebol brasileiro passa uma imagem de que é futebol mais competitivo do mundo porque ganham vários. Mas ganham vários porque muitas vezes não deixam os melhores ganharem. Foi mais uma vez o que se passou hoje. Nós entendemos que é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos, entendemos isso. Mas na Europa há sempre dois ou três que ganham sempre e são os melhores, trabalham dia a dia para serem os melhores, que é o que nós fazemos.

Na ocasião, o profissional substituiu Abel Ferreira na beira do gramado, pois o técnico estava suspenso. João Martins ainda completou:

- Não vale a pena colocar o presidente amanhã mostrando frames, parando imagem, para justificar incompetência e erros grosseiros que fazem com quem trabalha mais diariamente, que vai lutar até o fim, mesmo que não nos deixem, não há problema, vamos lutar até o fim, vamos dar o nosso melhor, que é para isso que somos pagos por um clube fantástico. Não vamos nos calar, podemos ser expulsos algumas vezes, mas o que aconteceu hoje foi simplesmente uma vergonha. Como aos três minutos se condiciona um jogo? Depois vem justificar com faltas e faltinhas.

Em razão das falas, o Palmeiras entrou em 'guerra' com a CBF. Ambos publicaram notas sobre o caso, e o Verdão adotou a 'lei do silêncio' nas três partidas seguintes, contra São Paulo (2x) e Flamengo. Nas ocasiões, comissão técnica e jogadores do Alviverde não falaram com a imprensa.

JULGAMENTO

Antes de uma possível nova denúncia, João Martins será julgado pelo caso anterior nesta segunda-feira (7).

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias