Em busca da 4ª final: desempenho do Verdão em semi de Paulista no século
Neste fim de semana, Palmeiras inicia confrontos pela semifinal do Estadual, fase que se acostumou a jogar nas últimas duas décadas, mas conseguiu avançar só em 30% das vezes
- Matéria
- Mais Notícias
No próximo fim de semana, o Palmeiras inicia a disputa de sua sexta semifinal consecutiva no Campeonato Paulista, o que comprova como estar na fase é uma rotina para o clube neste século. Desde 2001, das 16 edições do Estadual com mata-mata (incluindo a atual), o Verdão esteve em 11 semifinais, contando a de 2019. Mas, das dez tentativas anteriores, avançou de fase apenas em três oportunidades: 2008 (foi campeão), 2015 e 2018 (vice em ambas).
Confira a participação do Palmeiras em semifinais de Paulista no século:
SEMIFINAL DO PAULISTA 2003: ELIMINADO PELO CORINTHIANS
A semifinal foi disputada em dois jogos no Morumbi. Na ida, o Palmeiras, rebaixado meses antes no Campeonato Brasileiro, surpreendeu ao terminar o primeiro tempo vencendo por 2 a 0, mas acabou cedendo o empate, selando o 2 a 2. Na volta, o Corinthians confirmou o favoritismo fazendo 3 a 0 em 16 minutos, com dois gols de Gil, nome do Dérbi, que terminou 4 a 2, colocando o time alvinegro na decisão estadual - acabou campeão, em cima do São Paulo.
SEMIFINAL DO PAULISTA 2004: ELIMINADO PELO PAULISTA
Na ida, sem Vagner Love, sua grande arma ofensiva, o Palmeiras empatou por 1 a 1 no Palestra Itália. Na volta, em Araras, o Paulista chegou a fazer 2 a 0 em 17 minutos, Love, jogando no sacrifício, diminuiu ainda no primeiro tempo, o time de Jundiaí fez 3 a 1 aos 34 da etapa final, mas o Verdão, com Elson, aos 39, e Pedrinho, em golaço de falta aos 50, selou o 3 a 3. Nos pênaltis, Marcos pegou um pênalti, e o adversário errou outro, mas Elson, Lúcio e Nen falharam nas suas cobranças. Paulista na final, que acabou vencida pelo São Caetano.
SEMIFINAL PAULISTA 2008: PASSOU PELO SÃO PAULO
Na semifinal do Paulista de 2008, um Choque-Rei polêmico. Na ida, no Morumbi, Adriano fez dois gols, sendo um com a mão, na vitória do São Paulo por 2 a 1. Na volta, o Palmeiras, que só precisava vencer por um gol de diferença por ter melhor campanha, fez 1 a 0 no primeiro tempo, com Léo Lima vendo Rogério Ceni aceitar um chute no meio do gol, o Tricolor reclamou de gás de pimenta jogado em seu vestiário no intervalo e, na etapa final, em contra-ataque, Valdivia selou o 2 a 0, dançando, provocando Ceni e levando trombada de Miranda. Verdão na final, na qual bateu a Ponte Preta para conquistar o Paulista pela última vez.
SEMIFINAL PAULISTA 2009: ELIMINADO PELO SANTOS
No Paulista que marcou a estreia de Neymar como profissional, o Santos venceu o Palmeiras nos dois jogos da semifinal, ambos por 2 a 1. Na Vila Belmiro, foi de virada, com Keirrison abrindo o placar, e Kleber Pereira e Neymar balançando as redes também. No Palestra Itália, o Peixe fez 2 a 0, com Madson e Kleber Pereira, e Pierre diminuiu no fim. O clássico na capital ainda teve confusão entre Domingos e Diego Souza, que chegou a voltar do vestiário, após ser expulso, para dar uma rasteira no zagueiro.
SEMIFINAL PAULISTA 2011: ELIMINADO PELO CORINTHIANS
No jogo único da semifinal, no Pacaembu, um Dérbi polêmico. O Palmeiras entrou pressionando, mas perdeu Valdivia e o lateral Cicinho por lesão no primeiro tempo e, com 24 minutos de jogo, o zagueiro Danilo acabou expulso. Felipão pressionava o árbitro Paulo César de Oliveira (acusou o juiz de prejudicar o Verdão premeditadamente e foi processo pelo hoje comentarista da Rede Globo) e ouviu Tite chamar atenção lhe dizendo "Fala muito". No segundo tempo, Leandro Amaro abriu o placar para o Verdão, Willian, hoje no Palmeiras, empatou para o Corinthians. Com o 1 a 1, decisão nos pênaltis, e o goleiro Julio Cesar pegou a cobrança de João Vitor para levar o time alvinegro à decisão - vencida pelo Santos.
SEMIFINAL PAULISTA 2014: ELIMINADO PELO ITUANO
No ano de seu centenário, o Palmeiras apostava no Paulista para abrir a temporada com título e tinha o surpreendente Ituano pela frente, em jogo único no Pacaembu. Sem Valdivia como titular - o chileno tinha problema físico e só entrou no fim -, o time de Gilson Kleina perdeu ainda mais força com Fernando Prass e Alan Kardec saindo por lesão. Com Bruno no gol, Marcelinho selou a vitória por 1 a 0 no fim. Classificado, o clube de Itu ainda bateu o Santos na final para ser o inesperado campeão há cinco anos.
SEMIFINAL PAULISTA 2015: PASSOU PELO CORINTHIANS
O jogo único da semifinal do Paulista de 2015 foi histórico. O Corinthians atuou em Itaquera, por ter melhor campanha. O Palmeiras saiu na frente, com Victor Ramos, mas, com Danilo e Mendoza, os anfitriões viraram ainda no primeiro tempo. Aos 30 da etapa final, porém, Rafael Marques aproveitou cruzamento de Dudu para selar 2 a 2. Nos pênaltis, Robinho começou perdendo, mas Prass virou herói: pegou a cobrança de Elias, que poderia classificar o rival, e a de Petros na sequência, assegurando o Verdão na final - Santos acabou campeão.
SEMIFINAL PAULISTA 2016: ELIMINADO PELO SANTOS
No jogo único da semifinal em 2016, o Santos atuou na Vila Belmiro, por ter melhor campanha, e se aproveitou de péssima apresentação do Palmeiras de Cuca para abrir 2 a 0, com dois de Gabigol. Mas Rafael Marques saiu do banco para balançar as redes, aos 43 e aos 44 minutos do segundo tempo, fechando o 2 a 2. Nos pênaltis, só Lucas Lima perdeu para o Peixe, e os erros de Barrios, Rafael Marques e Prass eliminaram o Verdão. Na decisão, Santos campeão
SEMIFINAL PAULISTA 2017: ELIMINADO PELA PONTE PRETA
Na semifinal em dois jogos, o Palmeiras do técnico Eduardo Baptista acabou pagando caro pelo confronto de dia. Em Campinas, perdeu por 3 a 0 para a Ponte Preta, levando todos os gols no primeiro tempo. Na volta, no Allianz Parque, o Verdão só balançou as redes no fim, com Felipe Melo, atingindo uma insuficiente vitória por 1 a 0 - na final, a Macaca foi superada pelo Corinthians.
SEMIFINAL PAULISTA 2018: PASSOU PELO SANTOS
No ano passado, em dois jogos no Pacaembu, o Palmeiras superou o Santos nas semifinais. Na ida, com torcida única alvinegra, o Verdão de Roger Machado venceu por 1 a 0, gol de Willian. Na volta, só com palmeirenses no estádio, o Peixe ganhou por 2 a 1, com Sasha e Rodrygo balançando as redes, e Bruno Henrique. Nos pênaltis, Jailson pegou a cobrança de Diogo Vitor e colocou o Verdão na final - vencida com polêmica pelo Corinthians.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias