Palmeiras chegará a 30 jogos contra argentinos na Liberta; veja números
Verdão nunca enfrentou o Godoy Cruz, mas tem um enorme histórico diante de adversários argentinos na Copa Libertadores. Retrospecto é positivo para o Alviverde
Na última segunda-feira, em sorteio realizado pela Conmebol, o Palmeiras conheceu seu adversário nas oitavas de final da Copa Libertadores, e soube que terá um confronto inédito em sua história, contra o Godoy Cruz. Não é novidade, porém, enfrentar um clube argentino na competição. A partida de ida será a 30ª diante de uma equipe da Argentina.
Até aqui, são 29 jogos contra argentinos na história do Verdão na Liberta, com 11 vitórias, dez empates e oito derrotas, 45 gols marcados e 31 sofridos. Retrospecto positivo, apesar de na última edição ter sido eliminado justamente pelo Boca Juniors, após uma derrota em Buenos Aires e um empate no Allianz.
O Boca, aliás, é o clube argentino que mais enfrentou o Palmeiras na Copa Libertadores. Até aqui são dez partidas, com duas vitórias, seis empates e duas derrotas, incluindo uma final, em 2000, com duas igualdades (2 a 2 e 0 a 0), sendo que os xeneizes levaram a melhor nos pênaltis e ficaram com o título.
No entanto, não foi a única decisão palmeirense contra um argentino na história da Libertadores. Em 1968, após uma vitória do Estudiantes, na Argentina, e uma vitória do Verdão, no Brasil, um jogo de desempate foi marcado para o Uruguai, que acabou sendo vencido pelo time de La Plata.
Na edição 2019, o Alviverde já enfrentou um argentino: o San Lorenzo, por duas vezes, na fase de grupos. Fora de casa, os comandados de Felipão foram derrotados por 1 a 0, mas como mandantes conquistaram uma vitória também por 1 a 0, pela última rodada da etapa.
Confira as equipes argentinas contra as quais o Palmeiras já atuou em Copas Libertadores:
Boca Juniors - 10 jogos (2 vitórias, 6 empates e 2 derrotas)
Rosario Central - 4 jogos (1 vitória e 3 empates)
Estudiantes - 3 jogos (1 vitória e 2 derrotas)
Independiente - 2 jogos (2 vitórias)
Vélez Sarsfield - 2 jogos (1 vitória e 1 derrota)
River Plate - 2 jogos (1 vitória e 1 derrota)
Tigre - 2 jogos (1 vitória e 1 derrota)
Atlético Tucumán - 2 jogos (1 vitória e 1 empate)
San Lorenzo - 2 jogos (1 vitória e 1 derrota)
Godoy Cruz - primeira vez em 2019