Com a saída de Gustavo Scarpa do Palmeiras, Raphael Veiga deve assumir vaga de ‘camisa 10’
Verdão deve ter quarteto de ataque com Dudu, Veiga, Endrick e Rony
- Matéria
- Mais Notícias
Gustavo Scarpa não renovou seu contrato com o Palmeiras e acertou com o Nottingham Forest, da Inglaterra. O meia foi o jogador mais importante do hendecacampeonato brasileiro do Verdão, conquistado nesta temporada, e foi um autêntico "camisa 10". Ele acumulou 15 assistências na temporada e, em toda passagem pelo clube, foram 51 passes para gols. Agora, quem pode assumir o lugar do ex-camisa 14 do Alviverde é Raphael Veiga.
> Brasil contra asiáticos: relembre os últimos 15 jogos em competições oficiais
Veiga atuou diversas vezes junto com Scarpa. Nestas ocasiões, ele tinha uma função mais avançada no ataque. Não à toa o camisa 23 foi um dos artilheiros da equipe em 2022, com 19 gols marcados.
Relacionadas
Porém, além das boas qualidades finalizadoras, Raphael Veiga também atuou como um meio-campista "clássico" e tem bons atributos de passe: mesmo tendo sofrido com lesões na temporada, ele distribuiu 62 assistências para finalizações — ficando atrás apenas de Scarpa e Dudu no elenco — e deu sete passes para gols.
Veiga é uma "saída" natural para a vaga de Scarpa. Isso se prova porque, na reta final de 2022, o técnico Abel Ferreira passou a usar três atacantes de ofício: Dudu, Endrick e Rony, além de Gustavo Scarpa para a armação.
O lugar que o agora jogador do Nottingham Forest passou a ocupar era justamente o de Raphael Veiga, que perdeu a vaga por sofrer com contusões. Quando os dois atuavam juntos, Scarpa costumava jogar mais aberto pelas pontas.
Também há outras alternativas
Em agosto, o Palmeiras fechou a contratação do meia Bruno Tabata. Canhoto que também atua pela ponta e com uma finalização potente, ele foi visto como uma alternativa para a saída de Gustavo Scarpa.
O ex-jogador do Sporting, de Portugal, ainda não teve tanta sequência: foram 15 jogos disputados e apenas uma assistência dada. No entanto, por ser um jogador jovem — de 25 anos — o planejamento do Verdão é que ele possa render mais frutos no futuro. Ou seja, deve ter mais protagonismo na próxima temporada em diante.
Outra opção para a posição é Jhon Jhon, jovem de 20 anos formado na Academia de Futebol. Em 2022, ele se destacou nos torneios de base, especialmente na Copinha — competição em que marcou dois gols e distribuiu cinco assistências, além de ser uma referência técnica e tática de uma equipe estrelada.
+ Em ano histórico, Palmeiras 'varre' torneios nacionais de base
Em toda a temporada, o garoto soma 14 gols pelo Sub-20. A promessa da base alviverde será integrada de vez ao time profissional do Palmeiras.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias