Com problema na lateral, Vanderlan deve ser mais um jovem a ‘apagar o incêndio’ do Palmeiras
Devido à lesão de Piquerez, Vanderlan deve assumir a titularidade da posição nas próximas partidas do Verdão
O Palmeiras iniciou sua maratona de jogos do mês de abril de maneira inesperada, com derrota diante do Água Santa na partida de ida da final do Paulistão no último domingo (02). Além disso, o Verdão agora tem mais uma preocupação: Piquerez, diagnosticado com um entorse no joelho direito. Logo, o substituto imediato do uruguaio será o jovem Vanderlan, de apenas 20 anos.
> ANÁLISE: Primeira derrota do Palmeiras em 2023 expõe deficiência no meio e dificuldade com inversões
No final do primeiro tempo contra o Água Santa, Piquerez acabou torcendo o joelho depois de ter seu tornozelo atingido por Igor Henrique. O lateral recebeu tratamento médico e fez testes no local para tentar retornar para a partida, mas isso não foi possível e ele foi substituído por Vanderlan no intervalo da partida.
Com a ausência do uruguaio, Vanderlan deve se tornar o lateral-esquerdo titular da equipe do técnico Abel Ferreira, principalmente com a sequência de jogos que o Alviverde terá no mês de abril, em que disputará quatro competições diferentes em partidas com intervalo de praticamente apenas três dias.
Vanderlan chegou ao Palmeiras ainda no Sub-15 para jogar como zagueiro, mas se firmou na lateral esquerda e já fez também aparições como ponta. Pela base, além de ter conquistado o título inédito da Copinha, ele também foi campeão do Mundial de Clubes (2018), da Copa do Brasil (2019) e da Supercopa do Brasil (2019) pelo sub-17, e foi três vezes campeão do Paulistão (2019, 2020 e 2021) pelo sub-20.
Sua primeira partida como profissional aconteceu em janeiro de 2021, diante do Vasco, entrando no lugar de Lucas Lima aos 13 minutos da etapa complementar. Já o seu primeiro gol pelo elenco principal foi na vitória por 3 a 0 contra o Avaí no Brasileirão do ano passado. Na ocasião, Vanderlan comentou sobre a confiança depositada por Abel em seu futebol.
- O Abel sabe que posso jogar como ponta, mas minha posição mesmo é lateral. Então eu estava tranquilo… Ele me passou as orientações técnicas, mas eu já sabia o que fazer dentro de campo.
> Saiba quais foram as reações de Leila Pereira na derrota do Palmeiras para o Água Santa
Além de Vanderlan, atletas jovens como Fabinho e Naves também devem atuar por mais minutos nas próximas partidas. O próprio treinador português já havia falado sobre a rotação do elenco e voltou a comentar sobre o assunto na entrevista coletiva após o confronto diante do time de Diadema, na Arena Barueri.
- Já tinha dito que este ano vamos correr riscos com muita gente jovem no plantel. É ter que jogar, ter que assumir, ter que entrar. Hoje estávamos com três pontas no banco, o Dudu de um lado, Breno do outro e depois queria fazer substituições para a ponta e só tinha o Giovani, não tinha outro. Se eu quisesse trocar o Rony no final por outro ponta, não tinha - disse Abel.
- Portanto, o Fabinho tem entrado muito bem, eu disse e vou voltar a repetir, esse mês vai testar o nosso elenco, não o nosso 11 base, mas vai testar o nosso elenco e perceber o nível que nós estamos. É tão simples quanto isso.
O Palmeiras estreia na Libertadores diante do Bolívar (BOL), nesta quarta-feira (05), às 21h30, no estádio Hernando Siles, em La Paz. Já com os reforços regularizados, no final de semana o Verdão enviou a lista com os 50 jogadores inscritos na competição. Dentre eles, está o lateral Ian, do sub-20, que se torna mais uma opção do lado esquerdo.
O elenco palmeirense viaja para a Bolívia na manhã desta terça-feira (04) e treina às 17h (horário local) no Club de Tênis Huajchilla, em La Paz. A expectativa é de que Abel poupe alguns jogadores na estreia da Libertadores visando o jogo de volta da final do Paulistão diante do Água Santa, no próximo domingo (9), no Allianz Parque.