menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Comitê da CBF confirma erro de arbitragem em pênalti para o Palmeiras contra o Sport

Equipe de arbitragem responsável pela partida foi afastada

54435328824_1b423ba436_h-aspect-ratio-512-320
imagem cameraVitória do Palmeiras contra o Sport foi marcada por polêmicas (Foto: Cesar Greco/Palmeira)
e741b9d9-9fbf-410a-a7aa-7930840d0c70_WhatsApp-Image-2025-03-17-at-12.00.50-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Guilherme Lesnok
São Paulo (SP)
Dia 08/04/2025
10:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

Foi divulgado nesta terça-feira (8) o parecer técnico do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), realizado pela Comissão de Arbitragem da CBF, que analisou lances do Campeonato Brasileiro, entre eles a partida entre Sport e Palmeiras.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras

De forma unânime, o comitê avaliou que a equipe de arbitragem responsável pela partida cometeu um erro ao marcar o pênalti para o Palmeiras na reta final do jogo.

- O defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração marcada. O contato é acidental, consequentemente, a bola atinge a perna direita do atacante, desequilibrando-o e causando a queda, uma situação clara para o auxílio do Árbitro Assistente de Vídeo - aponta o parecer técnico.

continua após a publicidade

+ Palmeiras tem Paulinho e outra novidade para início da preparação para Libertadores

Ainda nesta segunda-feira (7), um dia após o término da rodada, a CBF decidiu afastar por duas partidas os árbitros principais e os demais integrantes das equipes de arbitragem que atuaram nos jogos Sport 1 x 2 Palmeiras e Internacional 3 x 0 Cruzeiro, devido aos respectivos erros cometidos.

— Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), houve equívocos — disse o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra.

continua após a publicidade

— O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia — acrescentou Cintra.

54434281652_bd04d52ff6_h
Piquerez converteu o polêmico pênalti marcado para o Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeira)

Entenda polêmicas na rodada

Em Porto Alegre, o árbitro Marcelo de Lima Henrique expulsou Jonathan Jesus, do Cruzeiro, logo aos 20 minutos do primeiro tempo por considerar que o defensor fez falta em Wesley no momento em que o atacante do Internacional entrava na área — o zagueiro seria o "último homem", na visão da equipe de arbitragem. "Consigo ver claramente um contato imprudente do número 34. É ele o jogador faltoso", informou Daiane Muniz, que estava no VAR do jogo no Beira-Rio. 

Além de Marcelo de Lima Henrique e Daiane Muniz, atuaram na partida os auxiliares Nailton Junior de Sousa Oliveira e Renan Aguiar da Costa; Luciano da Silva Miranda Filho, como quarto árbitro; e a assistente de VAR Amanda Matias Masseira.

Em Recife, a principal reclamação do Sport foi contra o pênalti marcado para o Palmeiras já ao final da partida na Ilha do Retiro. Raphael Veiga caiu na área após toque de Matheus Alexandre — o vídeo mostra que o jogador do Sport toca antes na bola. Piquerez cobrou a penalidade e os paulistas venceram por 2 a 1.

A partida foi apitada por Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha. Afro Rocha de Carvalho Filho era o quarto árbitro. O VAR estava com Rodrigo Nunes de Sá, e Diogo Carvalho Silva era o auxiliar de vídeo.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias