Conheça o Tombense, adversário do Palmeiras na terceira fase da Copa do Brasil
Alvirrubro conta com ex-jogador do Verdão no seu elenco
- Matéria
- Mais Notícias
O Tombense é da cidade de Tombos, localizada na Zona da Mata mineira, com cerca de 10 mil habitantes. Foi fundado no dia 7 de setembro de 1914, ou seja, há cerca de 108 anos, porém só é uma equipe profissional há 24 anos, em 1999. O processo de profissionalização se concretizou através de uma parceria entre o presidente do clube, Lane Gaviolle, e o empresário Eduardo Uram.
Mesmo com uma história 'recente', o time do interior de Minas Gerais está em constante crescimento, já tendo expressão no Estado, e disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.
+ Veja as movimentações do mercado da bola no LANCE!
Relacionadas
O atual técnico da equipe é o conhecido Marcelo Chamusca, que chegou ao Gavião Carcará no início deste ano. Outro destaque é o elenco da Tombense, que conta com jogadores experientes e com passagens em clubes da elite do futebol brasileiro.
Atletas como o goleiro Felipe Garcia, ex-Santos, o zagueiro Roger Carvalho, o lateral Kevin, ex-Botafogo, volante Bruno Silva, ex-Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Internacional e os atacantes Fernandão, ex-Bahia e Goiás, e Rhayner, ex-Fluminense. E claro, o ex-Palmeiras Egídio, lateral que ganhou títulos com o Verdão e também defendeu as camisas de Cruzeiro, Fluminense e Flamengo.
O principal jogador da equipe atualmente é Daniel Amorim, que já atuou por times como Avaí e Vasco e retornou ao Gavião em dezembro de 2022. O atacante é o artilheiro do Alvirrubro na temporada com nove gols em 12 jogos disputados.
O clube também está em desenvolvimento no quesito da estrutura. A casa do Tombense é o Estádio Antônio Guimarães de Almeida, o Almeidão, que tem capacidade para cerca de 4.560 torcedores e passa por uma reforma. Ao final do processo, o estádio chegará a 6 mil lugares. Logo, o Alvirrubro manda os seus jogos no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, a 60km de Tombos, desde abril de 2022.
COPA DO BRASIL:
Em relação à Copa do Brasil, é a sexta vez na história que o Gavião disputa a competição. Nos anoa de 2014, 2016, 2019 e 2021, o time não teve um bom desempenhou e só chegou até a segunda fase. No ano passado, o Tombense avançou à terceira fase, na qual acabou sendo eliminado pelo Ceará com derrotas por 2 a 0 nas partidas de ida e de volta. Um resultado expressivo do Alvirrubro na competição aconteceu em 2019, quando a equipe venceu o Sport por 3 a 0 na primeira fase, eliminando o time pernambucano.
No cenário estadual, o Tombense está em ascensão. Em 11 temporadas de Campeonato Mineiro, o time foi quatro vezes às semifinais (2013, 2015, 2020 e 2021). O ano passado também não passou em branco: o Tombense foi campeão da Recopa Mineira. Além disso, foi a primeira vez na história que o Gavião Carcará disputou a Série B do Brasileirão. O acesso à elite do futebol brasileiro ficou mais complicado. No último ano, a equipe acabou terminando na 15ª colocação, mas garantiu o objetivo de permanecer na divisão.
Neste ano, o Tombense está em busca de conquistar mais uma taça para continuar crescendo no cenário do futebol nacional. Mesmo não tendo se classificado para as semifinais do Campeonato Mineiro, o time ainda pode ser campeão da Taça Inconfidência. No último domingo (26), a equipe venceu o Villa Nova por 2 a 1 fora de casa, garantindo uma boa vantagem para o confronto de volta, que acontece neste sábado (1), às 18h, no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias