Palmeiras conquistava seu último Paulista há 12 anos
Sob comando de Luxemburgo, Alviverde aplicou goleada na Ponte Preta, no Palestra Itália, no dia 4 de maio de 2008
5 a 0, Palestra Itália e título estadual: há exatos 12 anos o Palmeiras levantava seu último caneco do Campeonato Paulista (e 22º da história) ao vencer a Ponte Preta diante de sua torcida, no dia 4 de maio de 2008. O treinador na época era o mesmo de atualmente, Vanderlei Luxemburgo.
No primeiro jogo, o Alviverde já tinha vencido a Macaca no Estádio Moisés Lucarelli na semana anterior, por 1 a 0, com gol de Kléber. Já na volta, no antigo Palestra Itália, o Verdão aplicou uma goleada por 5 a 0, com tentos marcados por Ricardo Conceição (contra), Valdivia e Alex Mineiro (três vezes). O autor do hat-trick, aliás, foi o artilheiro da competição, com 15 gols marcados.
Naquele dia, o Palmeiras entrou em campo com: Marcos (Diego Cavalieri); Elder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdivia; Kleber (Denilson) e Alex Mineiro (Lenny). No banco, Vanderlei Luxemburgo, que foi o responsável pela conquista após 12 anos de jejum – o mesmo tempo de agora.
Além de Alex Mineiro, os destaques ficarem por conta de Valdivia (nove gols), Diego Souza (cinco), Denílson (três) e Kléber (três). Apesar de um começo difícil, com quatro rodadas sem vencer, o Palmeiras venceu os clássicos contra Corinthians e São Paulo, inclusive passando o Tricolor nas semifinais (uma derrota por 2 a 1 e uma vitória por 2 a 0).
O Palmeiras relembrou a conquista em suas redes sociais ao publicar um vídeo com os gols da partida. Confira:
⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️🏆
— SE Palmeiras (de 🏡) (@Palmeiras) May 4, 2020
Doze anos atrás, tivemos goleada e título Paulista em pleno Palestra Italia! 🔙🎥#AvantiPalestra #MemóriaAlviverde pic.twitter.com/G5694unZjV