menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Deportivo Pereira: como adversário do Palmeiras passou de desconhecido no continente a um time de quartas de final da Libertadores

Clube colombiano beirou à falência em 2019 e hoje busca espaço no cenário continental

F3JNEDeWQAAYoFw-aspect-ratio-512-320
imagem cameraDeportivo Pereira é o adversário do Palmeiras nas quartas de final da Libertadores (Foto: Divulgação/Twitter/Deportivo Pereira)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 22/08/2023
06:02
Atualizado em 21/08/2023
23:20

  • Matéria
  • Mais Notícias

Após eliminar o Atlético-MG nas oitavas, o Palmeiras se prepara para enfrentar seu próximo adversário em busca do tetracampeonato da Libertadores, seu principal objetivo da temporada. O Verdão medirá forças com o Deportivo Pereira, da Colômbia, clube do interior do país que disputa uma competição internacional pela primeira vez em toda sua história. A bola rola nesta quarta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Hernán Ramírez Villegas, na cidade de Pereira, pela ida das quartas de final do torneio continental.

continua após a publicidade

+ Veja tabela da Libertadores-2023 clicando aqui

Apesar de ser uma equipe pouco conhecida no continente, o Deportivo Pereira vem apresentando uma bela campanha na Libertadores, mesmo sendo debutante na competição, tendo eliminado o favorito Independiente del Valle-EQU na fase anterior. Diante disso, a pergunta que fica é: como o adversário do Palmeiras passou de desconhecido a um time de quartas de final da Libertadores?

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

O Deportivo Pereira é um clube com 79 anos de história. Fundado em 1944, sua origem se dá pela união de dois times amadores que existiam na cidade de Pereira até aquele momento: Vidriocol e Otún. Porém, apesar de se tratar de uma equipe tradicional do futebol colombiano, o primeiro título nacional só veio no ano passado, após derrotar o Independiente Medellín, nos pênaltis, em uma final emocionante. Foi justamente essa conquista que garantiu o Deportivo Pereira na Libertadores 2023.

continua após a publicidade

Na fase de grupos, a equipe colombiana enfrentou Boca Juniors-ARG, Colo Colo-CHI e Monagas-VEN. Deixando os chilenos e os venezuelanos para trás, o Deportivo Pereira, considerado por muitos o time mais fraco da chave, se classificou na segunda posição do grupo F, tendo conquistado grandes resultados. Os colombianos derrotaram o Boca por 1 a 0, em casa, e seguraram o empate em 0 a 0 com os chilenos, em Santiago.

Ao longo de sua história, o Deportivo Pereira passou por momentos financeiros muito difíceis, impossibilitando a formação de elencos altamente competitivos como os de outros clubes do futebol colombiano. Na segunda divisão da Colômbia de 2011 a 2019, o clube quase decretou falência há quatro anos devido ao acúmulo de dívidas, mas conseguiu se reerguer. Em 2021, chegou à final da Copa Colômbia, mas foi derrotado para o Atlético Nacional.

continua após a publicidade

+ 24 anos depois, Palmeiras encara um colombiano em mata-mata de Libertadores]

Não só problemas econômicos atrapalharam os planos do Deportivo Pereira. No ano passado, logo após se consolidar campeão nacional pela primeira vez, vários jogadores do elenco optaram por deixar o clube, incluindo o então artilheiro da equipe Leonardo Castro, atualmente no Millonarios-COL. Dessa forma, com a saída da maioria dos titulares, o treinador Alejandro Restrepo precisou recompor a equipe em um curto espaço de tempo, principalmente devido às expectativas dos colombianos para a disputa da Libertadores.

Mesmo não tendo um bom desempenho no campeonato nacional nesta temporada, o foco do Deportivo Pereira é muito claro: seguir avançando na Libertadores. Até porque o principal rival local do time colombiano é o Once Caldas, campeão da edição de 2004 da competição continental eliminando São Paulo e Santos pelo caminho. Na Colômbia, a equipe de Restrepo é vista como uma equipe de muita atitude, com uma hierarquia que consegue combinar os atletas mais jovens com os experientes mesmo diante um processo difícil de reconstrução.

* JALILE ELIAS colaborou sob a supervisão de Alexandre Guariglia

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias