Desde 2013 Verdão não tinha Natal sem reforço; relembre os outros anos
Há seis anos, clube, ao menos, já tinha acertado com um atacante do Rio Claro; agora, as movimentações ocorreram só com diretoria, promoção de jovens e volta de emprestados<br>
O Palmeiras passou o Natal sem nenhuma contratação de jogador anunciada até agora, algo inédito em seis anos. A última vez que o clube começou um 26 de dezembro sem ter reforço confirmado foi em 2013, quando, ao menos, já tinha acertado com o atacante Rodolfo, então com 20 anos de idade, vindo do Rio Claro.
Na época, a diretoria preferiu divulgar a chegada de Rodolfo depois do acerto com outros nomes, para tirar de um garoto, que apenas completaria o elenco e acabou pouco jogando, o peso de ser a primeira contratação para o centenário do Verdão, em 2014. Hoje, porém, não há ninguém encaminhado a esse ponto.
Depois de 2013, o Palmeiras sempre teve Alexandre Mattos trabalhando em contratações neste período natalino, mesmo que extra-oficialmente, como ocorreu em 2014, quando ele cumpria seu último mês vinculado ao Cruzeiro. De lá para cá, o ano em que o clube terminou 25 de dezembro com menos reforços anunciados foi 2016, com três contratações para o elenco recém-campeão brasileiro (confira a lista abaixo).
No momento, até as especulações mais raras são fruto do que mais se movimentou no departamento de futebol. Anderson Barros chegou para substituir Alexandre Mattos como diretor de futebol e passa a responder a um conselho gestor do futebol, formado pelos vice-presidentes Paulo Buosi, Alexandre Zanotta e José Eduardo Caliari e pelo diretor financeiro Davi Gueldini. O recém-aposentado zagueiro Edu Dracena ainda assumiu o cargo de assessor técnico, antes função de Zé Roberto, que passa a ser embaixador do clube.
Além do perfil mais discreto dos dirigentes, houve uma dificuldade no planejamento na busca por um técnico. Depois de tentar Jorge Sampaoli, o clube acertou com Vanderlei Luxemburgo apenas em 15 de dezembro. Apenas com a definição do comandante, foi possível acelerar ações pensando em 2020.
Por enquanto, sabe-se que o Palmeiras quer Michael, atacante do Goiás também cobiçado pelo Corinthians. De resto, a ideia é usar o inchado elenco como troca para diminuir os gastos. Assim, fala-se mais em saídas do que em chegadas na reformulação do plantel do Verdão.
As novidades confirmadas para a próxima temporada são quatro que voltam de empréstimo: o goleiro Vinicius Silvestre, do CRB, o zagueiro Pedrão, do América-MG, e os atacantes Artur, do Bahia, e Wesley, do Vitória. Além de outros seis promovidos das categorias de base: o lateral-esquerdo Esteves, os volantes Patrick de Paula e Gabriel Menino, o meia Alan e os atacantes Gabriel Veron e Iván Angulo.
O Palmeiras se reapresenta no dia 6 e participará da Florida Cup, nos Estados Unidos, em meio à pré-temporada antes de estrear oficialmente em 22 de janeiro, contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista. As movimentações precisarão ser aceleradas nos 11 dias que restam até o fim das férias do elenco.
Veja todos os reforços que o Palmeiras anunciou oficialmente até 26 de dezembro nos últimos seis anos:
2013: nenhum
2014: Vitor Hugo (zagueiro, América-MG), Andrei Girotto (volante, América-MG), Amaral (volante, Goiás), Lucas (lateral-direito, Botafogo), Zé Roberto (meia, Grêmio) e Leandro Pereira (atacante, Chapecoense)
2015: Vagner (goleiro, Avaí), Roger Carvalho (zagueiro, Botafogo), Edu Dracena (zagueiro, Corinthians), Rodrigo (volante, Goiás), Moisés (meia, HNK Rijeka-CRO), Régis (meia, Sport) e Erik (atacante, Goiás)
2016: Hyoran (meia, Chapecoense), Raphael Veiga (meia, Coritiba) e Keno (atacante, Santa Cruz)
2017: Lucas Lima (meia, Santos), Diogo Barbosa (lateral-esquerdo, Cruzeiro), Emerson Santos (zagueiro, Botafogo), Weverton (goleiro, Athletico-PR) e Marcos Rocha (lateral-direito, Atlético-MG)
2018: Matheus Fernandes (volante, Botafogo), Zé Rafael (meia, Bahia), Arthur Cabral (atacante, Ceará), Carlos Eduardo (atacante, Pyramids-EGI) e Felipe Pires (atacante, Hoffenheim-ALE)
2019: Nenhum