Revelado no Palmeiras e um dos destaques na campanha do acesso do Sport à Série A do Brasileirão em 2019, o atacante Yan está atualmente emprestado ao Moreirense, de Portugal. Apesar da juventude, a presente passagem é a segunda do jovem no velho continente. Anteriormente, defendeu o Estoril Praia, onde marcou três gols em 14 jogos.
Retrospectiva: Os 20 momentos mais marcantes do Palmeiras na década
Cria alviverde da geração 1998, Yan chegou ao Palmeiras em 2017, vindo do Vitória, envolvido na negociação de Cleiton Xavier com o clube rubro-negro. O canhoto logo se destacou na base do Verdão e foi essencial para as conquistas do Brasileirão e do Campeonato Paulista Sub-20, ambas em 2018.
Em entrevista exclusiva ao LANCE!/NOSSO PALESTRA, o atacante comentou sobre as amizades que fez dentro do Palmeiras e admitiu que ainda acompanha a equipe na medida do possível, apesar do fuso horário.
>> Veja a tabela completa do Brasileirão e simule os próximos jogos
- Fiz muitos amigos no Palmeiras e fico feliz por ver alguns deles se destacando no profissional, como os casos do Gabriel Menino, Patrick e Wesley. Aqui em Portugal, tem uma diferença de três horas a mais em relação ao Brasil, então é um pouco complicado assistir os jogos, mas tenho acompanhado sempre que possível - afirmou.
Destaque do Moreirense na Liga NOS, Yan vem ganhando minutos e emplacando uma boa fase. Presente de forma seguida nos últimos seis confrontos, já soma um gol e seis passes chaves, segundo o site de estatísticas SofaScore. Ocupando a 11º colocação, o clube lusitano ainda conta com outro brasileiro ex-Palmeiras, o ponteiro Felipe Pires.
- Tenho que aproveitar esse momento, trabalhar ainda mais para poder continuar ajudando minha equipe. Tenho ganhado tempo de jogo, confiança e isso é muito importante pra da sequência nessa fase - analisou.
Presenciando de perto o futebol português, Yan ainda comparou as diferenças táticas do mundo europeu com o brasileiro e ressaltou a evolução que o Palmeiras de Abel Ferreira vem apresentando. Segundo o atleta, com organização e marcação forte a equipe progrediu na temporada.
- Acredito que o futebol português esteja um pouco na frente do brasileiro na questão tática, e olhando os jogos do Palmeiras vemos o quanto o time está organizado taticamente, com uma marcação mais forte.
Emprestado ao Moreirense com contrato válido até junho de 2023 e opção de compra de 8 milhões de reais, o jovem ainda salientou a confiança em ver o Verdão campeão da Copa Libertadores. Segundo Yan, ele já acreditava antes do duelo diante do River Plate, na Argentina e agora está acreditando ainda mais.
- Eu já acreditava (antes), agora, acho que não só eu, mas todos os palmeirenses. Estamos muito confiantes! - declarou.
Pela copa continental, o Palmeiras volta a campo terça-feira (12), as 21h30, no Allianz Parque. Podendo perder por até dois gols de diferença para se classificar no tempo regulamentar, o clube pode retornar a uma final de Libertadores após mais de vinte anos.