Endrick batendo pênalti? Na base do Palmeiras não era muito comum…
Camisa 9 do Verdão desperdiçou primeira penalidade como profissional diante do Athletico-PR
Com apenas 16 anos e 10 gols como profissional, não há dúvidas de que Endrick será um dos grandes nomes do futebol brasileiro e mundial em um futuro próximo. Negociado com o Real Madrid, o atual camisa 9 do Palmeiras brilhou diante do Athletico-PR, mas também foi muito criticado pela torcida do Verdão após errar um pênalti logo aos 5 minutos de jogo.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Para muitos torcedores, com a ausência de Raphael Veiga, Gustavo Gómez deveria ter chamado a responsabilidade e ter tirado a bola do jovem de 16 anos, que já colocou ela em seus braços assim que o árbitro confirmou o penal.
Gómez chegou a ir até o banco de reservas do Verdão para questionar a comissão técnica se Endrick teria que ser o escolhido para cobrar mesmo.
Para quem acompanha as categorias de base do Palmeiras, o fato de Endrick ter chamado a responsabilidade de converter a cobrança foi algo inesperado.
Tanto no Sub-20, quanto no Sub-17, Endrick nunca foi o batedor oficial de pênaltis do Palmeiras. Na campanha do título da Copinha, em 2022, quem batia os penais do Palmeiras eram Gabriel Silva, Pedro Bicalho e Vitinho. Já durante a campanha do Brasileirão Sub-20, Jhon Jhon era o batedor oficial do Verdão.
Já na categoria de baixo, Endrick dividia o protagonismo das cobranças com Luís Guilherme e Estevão, mas também nunca foi considerado o batedor oficial.
Fato é que após desperdiçar sua primeira penalidade como profissional, Endrick deve passar longe da cal nos próximos compromissos do Palmeiras.
O erro de Endrick foi o segundo pênalti consecutivo em que o Palmeiras falhou neste Campeonato Brasileiro. Na rodada passada, diante do Botafogo, Raphael Veiga, que possui uma das melhores médias da história do clube neste fundamento, também errou e acabou sendo determinante para a derrota alviverde no Allianz Parque.
Com a saída de Gustavo Scarpa, Gustavo Gómez deveria ser o segundo batedor oficial do elenco alviverde, porém a indecisão demonstrada pelo capitão em Curitiba pode ser um indício que algo tenha mudado para essa temporada.
Endrick pode ganhar mais uma chance como titular do Palmeiras nesta quarta-feira (5), quando o Verdão encara o São Paulo no Morumbi, pelo confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil.