Esperando reforço para o meio, Abel Ferreira vê Zé Rafael ‘sacrificado’ no Palmeiras
Técnico do Verdão explicou o que tem feito no time após a saída de Danilo
O Palmeiras venceu mais uma partida no Paulistão e segue invicto na competição com a melhor campanha geral até o momento. Tudo isso sem contratar reforços e perdendo dois titulares importantes da engrenagem vitoriosa de 2022. As coisas estão funcionando, no entanto a comissão técnica aguarda a chegada de novos jogadores, principalmente para o meio-campo na vaga deixada por Danilo. Enquanto isso, Abel Ferreira precisa "sacrificar" Zé Rafael no esquema.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
Para a partida diante do Água Santa, no último domingo, o treinador do Verdão poupou alguns titulares e montou uma dupla de volantes com Jailson e Fabinho nos lugares de Gabriel Menino e Zé Rafael. A configuração é diferente daquela que vinha sendo usada no time reserva, com Jailson e Atuesta. Sendo assim, o português admitiu que tem feito testes a fim de encontrar um equilíbrio. Isso porque ainda não houve a reposição prometida para a saída de Danilo no início deste ano.
- Posso lhe dizer que no meio disso tudo o mais prejudicado é o Zé Rafael, um jogador que logicamente em função da posição que está vai chegar menos na área, é um jogador que gosta de chegar e vai ter que chegar em uma segunda linha. É um jogador que nos dá uma tranquilidade muito grande, consegue preencher o espaço e sabe o momento que precisa guardar. O Menino e o Jailson são jogadores de mais pegada, que gostam de sair mais para o jogo - disse Abel.
- Zé, muito pela maturidade e competência competitiva que tem, agradeço por esse sacrifício em função da equipe. O clube vai saber reconhecer esse esforço, a equipe precisa de algo que ele não gosta tanto de fazer, mas verdade é que entre os que temos neste momento, eles são jogadores que precisamos rodar para buscar opções, mas precisamos ter um jogador nessa estrutura de equilíbrio. O Fabinho entrou e jogou bem, fico feliz por ter jogadores que querem ser protagonistas no meio-campo e que entram para ajudar - completou o comandante alviverde.
> Abel minimiza jogo faltoso contra o Palmeiras e evita novamente falar de Endrick
Ou seja, Abel Ferreira admite que Zé Rafael tem feito uma função que não é a dele para preencher uma lacuna da equipe que nenhuma outra peça do elenco consegue suprir. Na teoria, o treinador português está falando de um jogador que consiga defender e construir com a mesma qualidade, algo que Danilo fazia com muita facilidade. Não à toa foi vendido para o Nottingham Forest-ING, clube da Premier League. Zé tem atuado como "5" e ficado mais preso no campo defensivo.
Embora ainda não tenha trazido um jogador para repor essa saída, a diretoria do Palmeiras prometeu que efetuaria essa contratação para a comissão técnica. Alguns nomes como Matheus Henrique, do Sassuolo-ITA, Jean Lucas, do Monaco-FRA, e Walace, da Udinese-ITA, foram cogitados, mas foram descartados. O clube segue no mercado em busca de opções que possam preencher as necessidades do time e estejam dentro das perspectivas financeiras da atual temporada.
> Veja as principais transferências no Mercado da Bola do LANCE!
O Verdão é o único dos grandes de São Paulo que não contratou reforços para 2023. Por enquanto, o clube apenas definiu saídas como as dos titulares Gustavo Scarpa e Danilo, que foram para o Nottingham Forest-ING, Wesley, que foi negociado com o Cruzeiro, Jorge, emprestado para o Fluminense, Merentiel, emprestado para o Boca Juniors-ARG, e Kuscevic, vendido ao Coritiba.