menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Fator Abel Ferreira é fundamental nos movimentos do Palmeiras no mercado

Treinador prefere trabalhar com a base ou 'recuperar' atletas que estão no elenco ao invés de contratar um possível 'plano C' para carências no elenco

Abel Ferriera e Anderson Barros
imagem cameraAbel Ferreira conversa com o diretor de futebol Anderson Barros durante treino do Verdão (Foto: Cesar Greco)
Avatar
Lance!
Santos (SP)
Dia 22/03/2023
08:16
Atualizado em 22/03/2023
09:14

  • Matéria
  • Mais Notícias

O técnico Abel Ferreira já deixou claro mais de uma vez: a força do grupo é o principal talento do Palmeiras. De toda forma, o treinador palmeirense admite a necessidade do clube ir ao mercado para, pelo menos, repor as saídas de Danilo e Gustavo Scarpa, que deixaram o clube após a conquista do Brasileirão no ano passado. Para essas chegadas acontecerem, no entanto, elas precisam atender a alguns padrões desejados pelo comandante português.

Sempre que o Verdão pretende ir ao mercado, a comissão técnica é consultada. Dificilmente eles apresentam nomes de jogadores, mas, sim, o perfil desejado para determinada função. Então, o departamento responsável por analisar as opções aponta nomes em potencial e ali se estabelece ordem de prioridade nas procuras. E é nesse ponto o ‘pulo do gato’ que talvez explique o motivo do Palmeiras não ter contratado atleta algum, até aqui na temporada: o critério.

continua após a publicidade

+ Jota Júnior abriu o jogo! Veja o seu time de coração e de outros jornalistas esportivos

Se o Palmeiras não conseguir chegar a um acordo com as duas primeiras opções estabelecidas, dificilmente vai atrás de uma terceira. O entendimento de Abel Ferreira é que o ‘plano C e D’ geralmente não atendem ao nível técnico desejado e que ele encontraria dentro do próprio elenco, recuperando atletas em baixa ou garimpando nas categorias inferiores.

+ Acompanhe as movimentações do mercado da bola no vaivém do LANCE!

Foi assim, por exemplo, que Gabriel Menino foi ‘recuperado’ após a saída de Danilo. Abel fez testes com Jaílson e Atuesta antes, mas foi Menino que melhor se saiu e hoje é um dos donos do meio-campo palmeirense, ainda que chegue um reforço para a posição. Além disso, o garoto Fabinho passou a ganhar mais destaque, entrando com mais frequência no segundo tempo das partidas.

Outra situação é quando alguns jogadores são oferecidos ao Palmeiras. Isso é algo constante em todos os clubes, mas como o Verdão é um dos clubes mais vencedores nos últimos anos naturalmente será uma vitrine mais atrativa para que os agentes coloquem os seus atletas.

Palmeiras 1 x 0 São Bernardo - Abel Ferreira
Abel já tem sete títulos conquistados pelo Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Uma parcela pequena de profissionais oferecidos são contratados, seja no Palestra ou em qualquer outra instituição pelo Brasil. Porém, recentemente, o empresário Giuliano Bertolucci assumiu o compromisso de que auxiliaria o clube alviverde a encontrar um substituto para o volante Danilo, que deixou o Palestra no início de janeiro. O nome de Allan, do Atlético-MG, foi ventilado. O jogador agrada muito Abel Ferreira, e a partir dali a direção palmeirense trabalhou forte na contratação do atleta do Galo, que faz jogo duro e até mesmo ofereceu uma renovação contratual com valorização salarial.

+ Confira a tabela do Paulistão e simule as finais entre Palmeiras e Água Santa

Allan é um exemplo de ‘plano A’ do Palmeiras. Após a saída de Danilo, o Palmeiras chegou a demonstrar interesse em alguns jogadores, como Jean Lucas, do Mônaco (FRA), Matheus Henrique, do Sassuolo (ITA) e Wallace, da Udinese (ITA), mas em todas as situações de propostas ou até mesmo acenos, o Verdão não se mostrou disposto a investir um valor tão alto quando demonstrou no atleta do Galo.

O Palmeiras tem menos de duas semanas para apresentar reforços que poderiam jogar ainda no primeiro semestre. Isso porque a janela de transferências nacional fecha no dia 4 de abril. A tendência é que o Verdão não anuncie atleta algum no período, mas se esforce em reforçar o elenco no meio do ano, quando abre o espaço para contratações vindas da Europa.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias