Felipão encara segundo comandado do penta que se tornou treinador

Diante do Fortaleza, técnico do Palmeiras terá pela frente um time comandado por Rogério Ceni, seu jogador na Copa de 2002. O primeiro nessa situação foi Ricardinho, no Paraná

Escrito por

O tempo parece passar cada vez mais rápido. O último título mundial da Seleção Brasileira aconteceu há quase 17 anos, porém as memórias da conquista aparentam estar frescas para quem assistiu àquele momento. Imagine então para aqueles que estiveram dentro de campo e puderam ter o privilégio de levantar a taça. Dois desses abençoados se enfrentam neste domingo, no Allianz Parque, às 19h. Cada um em um banco de reservas.

Felipão, técnico do Palmeiras, e Rogério Ceni, técnico do Fortaleza, estiveram na Copa do Mundo de 2002 na condição de comandante e comandado, respectivamente. Agora, pela 1ª Rodada do Brasileirão-2019, eles se encaram na mesma posição, como treinadores, dirigindo equipes adversárias. Ambos como atuais campeões nacionais: um da Série A e outro da Série B.

Scolari, naquela época com 53 anos, e Ceni, com 29, eram velhos conhecidos por conta da rivalidade Verdão x São Paulo e uniram forças para conquistarem o mundo no Japão e na Coreia do Sul. Dessa vez, um com 70 anos e o outro com 46, voltam também aos anos de rivais para a estreia de um Campeonato Brasileiro em que o Alviverde entra como um dos principais favoritos ao título, enquanto o Tricolor cearense pinta com uma das forças emergentes.

Mas não será a primeira vez que Felipão terá um técnico pela frente que foi seu comandado na conquista do penta. Em 2012, quando estava no Palmeiras, o comandante enfrentou o Paraná durante a campanha do título da Copa do Brasil daquele ano. Quem dirigia o Tricolor paranaense era o ex-meia Ricardinho, convocado após o corte do volante Emerson.

Naquela ocasião, pelas oitavas de final da competição nacional, o Verdão de Scolari atropelou o Paraná com um 2 a 1, fora de casa, e um 4 a 0 na volta, na Arena Barueri, uma vez que o antigo Palestra Itália estava em reformas para aquilo que hoje é o Allianz Parque. Classificação incontestável em cima da equipe de seu ex-comandado, que atualmente é comentarista do Grupo Globo.

Praticamente sete anos depois de enfrentar pela primeira vez um treinador que foi seu jogador no penta, Felipão espera, pelo menos, repetir as duas boas vitórias e iniciar o Brasileirão levando vantagem em cima de Rogério Ceni que, por sua vez, pretende mostrar que o Fortaleza não conquistou o acesso para fazer figuração na Série A. Duelo de gerações no Allianz Parque promete ser uma das principais atrações da rodada de estreia do campeonato nacional.

Siga o Lance! no Google News