menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

GUIA DO PAULISTÃO: em meio a disputas maiores, Palmeiras busca confirmar favoritismo estadual

Verdão dividirá seus esforços com Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana, mas vai tentar buscar, pelo menos, sua quarta final de Paulistão nas últimas cinco edições

Guia do Paulistão Palmeiras
imagem cameraPalmeiras entra no Paulistão como favorito, mas dividirá atenção com torneios maiores (Foto: Arte LANCE!)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 20/01/2022
23:54
Atualizado em 21/01/2022
07:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Depois de um 2021 em que foi considerado o melhor time do mundo pela IFFHS, com duas Libertadores conquistadas, o Palmeiras entra no Campeonato Paulista com um favoritismo estadual acima de seus rivais. A obrigação pelo título é inevitável, assim como a divisão de esforços com Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana, que acontecerão em meio ao Paulistão-2022. Ainda assim, a busca é, pelo menos, pela quarta final nas últimas cinco edições.

continua após a publicidade

Em pré-temporada desde o dia 5 de janeiro, o Verdão sofreu com 12 casos de Covid-19 no elenco principal, o que acabou levando Abel Ferreira a contar com seu elenco completo apenas no início desta última semana de preparação. Ao todo, o time fez quatro jogos-treino, com duas vitórias, um empate e uma derrota, além de duelo entre reservas e titulares, que foi considerado como um jogo-treino preparatório. A vitória foi da equipe reserva, nos pênaltis.

>> Confira a tabela do Paulistão e simule os resultados


>> Confira o ranking de todos os campeões do Paulistão

Até aqui, o Alviverde contratou cinco jogadores para a temporada 2022: o goleiro Marcelo Lomba, o zagueiro Murilo, o volante Jailson, o meio-campista Atuesta e o atacante Rafael Navarro. E deve receber destaques da base como o atacante Giovani, o lateral-direito Gustavo Garcia e o meia Jhonatan. Endrick, por conta do regulamento, não poderá atuar, já que ainda não completou 16 anos. O desejo de Abel Ferreira é receber um centroavante ao longo do torneio.

Time-base: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Mayke, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

GRUPO C do Paulistão: Palmeiras, Mirassol, Ituano e Botafogo-SP

VAIVÉM DO PALMEIRAS
Quem chegou:
Marcelo Lomba (goleiro - sem clube), Murilo (zagueiro - Lokomotiv Moscou-RUS), Jailson (volante - sem clube), Eduard Atuesta (meio-campista - Los Angeles FC-EUA) e Rafael Navarro (atacante - sem clube)
Quem saiu: Felipe Melo (volante - Fluminense), Jailson (goleiro - América-MG), Willian (atacante - Fluminense), Borja (atacante - Junior Barranquilla-COL), Victor Luis (lateral-esquerdo - Ceará), Matheus Fernandes (volante - Athletico-PR), Alanzinho (meia - Sport), Rafael Elias (atacante - Ituano), Danilo Barbosa (volante - Nice-FRA) e Lucas Lima (meia - Fortaleza).
Quem pode chegar: Taty Castellanos (atacante - New York City-EUA), Lucas Alario (atacante - Bayer Leverkusen-ALE) e Danilo (atacante - Ajax-HOL)
Quem pode sair: Luiz Adriano (atacante - Botafogo ou Cerro Porteño-PAR) e Danilo (volante - interesse de clubes ingleses).

OLHO NELE
​O grande desejo de Abel Ferreira e dos torcedores palmeirenses era um centroavante de peso, mas ele não chegou. Com isso, quem deve ganhar espaço até mesmo no time titular é Rafael Navarro. Contratado após bom desempenho pelo Botafogo na Série B do Brasileirão-2021, o jovem atacante pode agarrar a oportunidade e surpreender com gols. Menção também ao garoto Giovani, que vai subir para o profissional depois da Copinha.

Rafael Navarro
Rafael Navarro pode surpreender (Foto: Cesar Grecco/Palmeiras)

OS PRIMEIROS JOGOS DO PALMEIRAS NO PAULISTÃO-2022
23/1 - Novorizontino x Palmeiras - 16h
26/1 - Palmeiras x Ponte Preta - 21h35
29/1 - São Bernardo x Palmeiras - 16h
1/2 - Palmeiras x Água Santa - 19h
15/2 - Ferroviária x Palmeiras - horário a definir

OPINIÃO DO SETORISTA (por Alexandre Guariglia)

Pela segunda temporada consecutiva, o Palmeiras deve encarar o Paulistão mais como um laboratório do que como um torneio que esteja entre as suas prioridades. Com uma pequena reformulação no elenco e objetivos maiores durante a disputa do estadual, a competição servirá como teste para o que virá pela frente, além da ambientação de mais garotos que virão da base.

No ano passado, sem se dedicar 100% ao Paulistão, o Verdão conseguiu chegar na decisão para enfrentar o São Paulo e acabou com o vice-campeonato. Se a tendência for confirmada em 2022, a equipe de Abel Ferreira não terá problemas para chegar nas fases finais, mas conviverá com a obrigação de ser campeão novamente, principalmente após o que foi conquistado em 2021.

É inegável que o Palmeiras, neste momento, está alguns patamares acima de seus principais rivais no estado. Embora Corinthians e São Paulo tenham se reforçado, e o Santos venha buscado uma restruturação, não há comparação com os momentos que cada um vive, financeiramente, estruturalmente e esportivamente. Embora não "ligue" tanto para o estadual, essa diferença para os maiores concorrentes precisa ser mostrada com resultados, ou seja, o título.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias