menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Guia Palmeiras: veja análise dos adversários, onde assistir e tudo sobre o Verdão na Libertadores

Em busca do tetracampeonato, o Alviverde inicia sua trajetória nesta quarta-feira (5) diante do Bolívar-BOL, fora de casa

Guia Libertadores Palmeiras 2023
imagem cameraVerdão tenta mais um título continental (Foto: Arte de Vítor Araújo e JP Soares/ LANCE!)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 02/04/2023
01:20
Atualizado em 05/04/2023
07:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Em busca de conquistar o seu quarto título continental e o terceiro na "Era Abel Ferreira", o Palmeiras inicia a sua trajetória na Copa Libertadores nesta quarta-feira (5), diante do Bolívar-BOL, em La Paz, no Estádio Hernando Siles, às 21h30 (de Brasília), pela fase de grupos do torneio. Dessa forma, o LANCE! traz uma espécie de Guia para o torcedor acompanhar essa nova jornada alviverde com horários de jogos, análise de adversários e onde assistir aos duelos do time nesta edição.

> Bolívar x Palmeiras: onde assistir e prováveis escalações

GRUPO DO PALMEIRAS NA LIBERTADORES

No último dia 27 de março, foi realizado o sorteio dos grupos da Copa Libertadores na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Por ser o segundo no ranking da entidade, o Verdão é um dos cabeças de chave da competição e esteve no Pote A, sendo sorteado para o Grupo C, ao lado de Barcelona, do Equador, Bolívar, da Bolívia, e Cerro Porteño, do Paraguai.

O Palmeiras estreia já nesta quarta-feira, 5 de abril, às 21h30 (de Brasília), diante do Bolívar, na Bolívia, onde enfrenta também a altitude de mais de 3,6 mil metros. Depois, no dia 20 (quinta-feira), a equipe alviverde atuará no Brasil, diante do Cerro Porteño-PAR, às 21h (de Brasília), mas não deve poder utilizar o Allianz Parque, que sediará um festival de rock. O jogo deverá ser no Morumbi.

No dia 3 de maio (quarta-feira), o elenco de Abel Ferreira viaja até o Equador, onde enfrenta o Barcelona, em Guayaquil, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo. No dia 25 de maio (quinta-feira), o Verdão vai até Assunção, no Paraguai, para medir forças com o Cerro Porteño, às 21h (de Brasília), completando duas rodadas seguidas atuando fora de casa.

Após a sequência como visitante, o Alviverde encerra sua participação na fase de grupos da Libertadores com dois confrontos como mandante. Trata-se do duelo com o Barcelona-EQU, dia 7 de junho, às 21h30 (de Brasília), e com o Bolívar-BOL, no dia 29 de junho, às 21h (de Brasília).

> Saiba datas, horários e onde assistir todos os confrontos do Palmeiras na Libertadores

CONHECENDO OS ADVERSÁRIOS

BOLÍVAR (BOLÍVIA)​

Fundação:
12 de abril de 1925
​Estádio: Hernando Siles (La Paz)
Títulos nacionais: 30 (o último foi em 2022)
Títulos da Libertadores: 0
Quantas vezes disputou a Libertadores: 37
Melhor campanha: 1986 e 2014 (chegou até a semifinal)
Classificado como: campeão do torneio Apertura da Bolívia em 2022

Primeiro adversário do Palmeiras nesta edição da Copa Libertadores, o Bolívar já foi rival alviverde em outros anos da competição, inclusive em 2020, na campanha do segundo título. Neste início de temporada, La Academia vem tendo um bom desempenho embora ainda esteja em um início de trabalho com o técnico espanhol Beñat San José. Em 2022, Antonio Carlos Zago era o treinador.

Um dos principais aliados do Bolívar, sem dúvidas, é a altitude da cidade de La Paz, que fica a mais de 3.600 metros do nível do mar, o que deve provocar efeitos nos atletas palmeirenses, que ainda precisarão enfrentar uma viagem longa em meio às finais do Paulistão. Além disso, os bolivianos conta com conhecidos da torcida brasileira: os atacantes Gabriel Poveda (ex-Sampaio Corrêa), artilheiro da Série B do Brasileirão-2022 com 19 gols, e o argentino Patito Rodríguez, ex-Santos.

Time-base (3-1-4-2): Rubén Cordano; Jesús Sagredo, Nicolás Ferreyra e José Sagredo; Leonel Justiniano; Diego Bejarano, Roberto Fernández, Gabriel Villamil e Ramiro Vaca; Ronnie Fernández e Lucas Chávez. Técnico: Beñat San José.

BARCELONA (EQUADOR)​

Fundação:
1º de maio de 1925
​Estádio: Monumental Isidro Romero Carbo (Guayaquil)
Títulos nacionais: 16 (o último foi em 2020)
Títulos da Libertadores: 0
Quantas vezes disputou a Libertadores: 29
Melhor campanha: 1990 e 1998 (vice-campeão)
Classificado como: vice-campeão do Campeonato Equatoriano em 2022

Depois de uma campanha ruim na última Libertadores, quando foi eliminado na fase preliminar para o América-MG, o Barcelona-EQU entra nesta edição diretamente nos grupos por ter sido vice-campeão equatoriano. Vale lembrar que o time de Guayaquil caiu para o Flamengo na semi de 2021.

A última e única vez que o Palmeiras cruzou com o Barcelona na competição não traz boas lembranças aos torcedores alviverdes. Isso porque o encontro aconteceu nas oitavas de final da Libertadores de 2017, quando os equatorianos levaram a melhor nos pênaltis (no Allianz Parque).

Um dos principais problemas que o Verdão vai enfrentar é a longa viagem para Guayaquil (mais de 4,3 mil quilômetros de distância). Em relação aos jogadores do elenco do Barcelona, o mais conhecido é o "interminável" meia Damián Díaz, de 36 anos, que está no clube desde 2016.

Time-base (4-4-2): Javier Burral; Pedro Velasco, Carlos Rodríguez, Luca Sosa e Segundo Portocarrero; Fernando Gaibor, Leonai, Christian Ortíz e Damián Díaz; Francisco Fydriszewski e Jonathan Bauman. Técnico: Fabian Bustos.

CERRO PORTEÑO (PARAGUAI)​

Fundação: 1º de outubro de 1912
​Estádio: General Pablo Rojas (Assunção)
Títulos nacionais: 34 (o último foi em 2021)
Títulos da Libertadores: 0
Quantas vezes disputou a Libertadores: 44
Melhor campanha: 1973, 1978, 1993, 1998, 1999, 2011 (chegou até a semifinal)
Classificado como: equipe com mais pontos somando Apertura e Clausura no Paraguai

Para chegar até a fase de grupo da Libertadores, o Cerro Porteño precisou passar pela fase preliminar e garantiu sua classificação ao eliminar Curicó Unido-CHI, e o Fortaleza, sendo que passou pela equipe brasileira com duas vitórias. Time paraguaio chega cascudo para esta etapa.

Aliás, o Cerro Porteño é o adversário que o Palmeiras mais pode chamar de "velho conhecido", pois trata-se daquele que o Alviverde mais enfrentou na história do torneio continental. A última vez que eles se cruzaram foi justamente em 2022, quando o Verdão despachou os paraguaios com um placar agregado de 8 a 0 nas oitavas de final e com direito a golaço de bicicleta de Rony.

Entre os jogadores podemos destacar os brasileiros Jean (goleiro) e Eduardo Brock (zagueiro), além do argentino Diego Churín (ex-Atlético-GO), do volante Piris da Motta (ex-Flamengo) e do centroavante Fernando Fernández, carrasco do Corinthians, quando atuava pelo Guaraní-PAR.

Time-base (4-4-2): Jean; Alberto Espínola, Juan Patiño, Gabriel Báez e Leonardo Rivas; Wilder Viera, Ángel Cardozo, Claudio Aquino e Federico Carrizo; Braian Samudio e Diego Churín. Técnico: Facundo Sava.

> Saiba os inscritos e a numeração do Palmeiras na Libertadores

RETROSPECTO DO PALMEIRAS NA LIBERTADORES CONTRA ADVERSÁRIOS DO GRUPO

Bolívar-BOL: 4 jogos, 3 vitórias, 1 derrota, 10 gols marcados e 2 gols sofridos
Últimos encontros: 2020, vitória por 2 a 1 fora de casa e por 5 a 0 em casa – fase de grupos

Cerro Porteño-PAR: 12 jogos, 6 vitórias, 4 empates, 2 derrotas, 25 gols marcados e 10 gols sofridos
Últimos encontros: 2022, vitória por 3 a 0 fora de casa e por 5 a 0 em casa – classificado para as quartas de final

Barcelona-EQU: 2 jogos, 1 vitória, 1 derrota, 1 gol marcado e 1 gol sofrido
Últimos encontros: 2017, derrota fora de casa por 1 a 0 e vitória em casa por 1 a 0 – eliminado nas oitavas de final nos pênaltis

SOBRE O PALMEIRAS

Fundação:
26 de agosto de 1914
​Estádio: Allianz Parque
Títulos nacionais: 11 (1960, 1967 (2), 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018 e 2022)
Títulos da Libertadores: três (1999, 2020 e 2021)
Quantas vezes disputou a Libertadores: 23
Melhor campanha: 1999, 2020 e 2021 (campeão)
Classificado como: atual campeão do Brasileirão

continua após a publicidade
Palmeiras libertadores 2021 e 2020
O Palmeiras foi campeão da Libertadores em 2020 e 2021 (Foto: Reprodução/Palmeiras)

Recordes na competição:

– Maior série invicta entre todos os clubes: 18 jogos (entre 2021 e 2022), ao lado do Atlético-MG
– Maior série invicta como mandante entre todos os clubes: 34 jogos (entre 1979 e 2005)
– Maior série invicta como visitante entre todos os clubes: 20 jogos (entre 2019 e 2022), além de duas vitórias em campo neutro.
– Mais vitórias consecutivas entre todos os clubes: 9 (entre 2021 e 2022), ao lado do Flamengo
– Melhor campanha da fase de grupos entre todos os clubes: 6 vitórias em 6 jogos com 22 gols de saldo (em 2022)
– Melhor ataque da fase de grupos entre todos os clubes: 25 gols (em 2022)
– Maior diferença para o segundo colocado da fase de grupos entre todos os clubes: 10 pontos (em 2022)

OPINIÕES DA REDAÇÃO LANCE!

- O Palmeiras entra nesta edição da Copa Libertadores mais uma vez como um dos principais favoritos a conquistar o título. Apesar de ter perdido nomes importantes das últimas campanhas como Gustavo Scarpa e Danilo, a equipe segue sendo a melhor e mais consistente equipe do continente. Tudo o que foi construído nos últimos anos e o grande trabalho de Abel Ferreira são motivos suficientes para que o clube seja um dos mais temidos em todo o torneio. Não é exagero dizer que o Verdão tem tudo para chegar, pelo menos, a mais uma semifinal continental, que seria a quarta consecutiva - Alexandre Guariglia, setorista do Palmeiras.

- Assim como em todas as competições que disputa, o Palmeiras entra como um dos grandes candidatos ao título da Libertadores. É um time que exala confiança mesmo diante das adversidades, como saídas de jogadores e desfalques. É o fruto do trabalho longo e consistente do técnico Abel Ferreira, que pensa jogo a jogo e faz questão de impedir que fatores externos impactem no desempenho de sua equipe. Logo, o Palmeiras é um time muito difícil de ser derrotado e tem altas chances de avançar na competição em busca de se tornar o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores - Jalile Elias, setorista do Palmeiras.

- E mais uma vez, o Palmeiras entra como um dos grandes favoritos ao título da Libertadores. Mesmo com a perda dos titulares Scarpa e Danilo, o Verdão continua com a força do grupo, e de Abel Ferreira, como seus maiores trunfos em busca do tetracampeonato. Ainda que Endrick ainda não tenha desencantado de vez, pode ter em um grande torneio sua chance de brilhar. Os reforços parecem começar a chegar, e Artur sem dúvida é um dos pontos fortes do Alviverde para a disputa em 2023. Os rivais na fase de grupos são velhos conhecidos do Palmeiras e não devem dar muito trabalho na fase incial. O Verdão tem tudo para chegar novamente ao menos nas semifinais - Marcio Monteiro, editor do LANCE!

ONDE ASSISTIR AO VERDÃO NA LIBERTADORES

1ª Rodada - 5/4 (quarta-feira) - 21h30 - Bolívar-BOL x Palmeiras - Globo e ESPN
2ª Rodada - 20/4 (quinta-feira) - 21h - Palmeiras x Cerro Porteño-PAR - ESPN
3ª Rodada - 3/5 (quarta-feira) - 21h30 - Barcelona-EQU x Palmeiras - Globo e Paramount +
4ª Rodada - 25/5 (quinta-feira) - 21h - Cerro Porteño-PAR x Palmeiras - ESPN
5ª Rodada - 7/6 (quarta-feira) - 21h30 - Palmeiras x Barcelona-EQU - Globo e ESPN
6ª Rodada - 29/6 (quinta-feira) - 21h - Palmeiras x Bolívar-BOL - ESPN

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias