Joia da base do Palmeiras vendia manga, pensou em parar, mas busca o bi do Brasileirão sub-20
Depois de o jovem polivalente chamar a atenção no São Caetano, o Verdão tratou de garantir a contratação
- Matéria
- Mais Notícias
Nesta quinta-feira (7), às 11h, o Palmeiras disputa o título do Brasileirão sub-20 contra o Flamengo, em Volta Redonda-RJ. Cada uma dessas decisões de base traz histórias e mais histórias de jovens que sonham vingar na carreira de jogador de futebol. Uma dessas trajetórias interessantes é de Edney, joia do Verdão, que busca o bicampeonato nacional, mas que há pouco tempo pensava que nada disso daria certo e chegou procurar outras formas de ganhar a vida, inclusive vendendo manga.
Relacionadas
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Aos 19 anos, o polivalente atleta que joga como lateral-direito, mas tem origem no ataque, foi captado pelo Alviverde junto ao São Caetano. Sua chegada, em 2022, se deu por empréstimo, mas em 2023 ele foi comprado em definitivo com multa fixada em 100 milhões de euros para o exterior (R$ 533 milhões). Uma virada e tanto para quem tinha poucas perspectivas de alcançar o seu sonho.
Natural de Dias D'Ávila-BA, munícipio próximo de Camaçari-BA, Edney passou por algumas escolinhas de futebol na região até chegar no Vitória-BA. No entanto, ele não tinha condições financeiras de se manter no clube. Sua mãe ganhava um salário mínimo e tinha dificuldades para sustentar a casa, não havia condições de ajudar o filho nesse sonho. Além disso, a equipe baiana não dava alojamento aos jogadores.
+ Cinco pontos para ficar de olho no Palmeiras na final do Brasileirão sub-20
Dessa forma, Edney passou a brilhar nos campos do bairro, que não tinham refletores, mas mesmo assim a garotada jogava até meia-noite. Tudo isso, sempre com a sua mãe indo buscá-lo. Depois de ser campeão em diversos torneios amadores, ele conseguiu chegar no Jacuipense-BA, mas novamente sua saga não deu certo, ficando apenas uma semana no clube.
A partir de mais uma decepção, Edney pensou em parar e desistir da carreira de jogador. Foi aí que ele começou a procurar outro emprego e fez alguns bicos para ajudar em casa. Entre esses trabalhos, o jovem chegou a ser feirante, vendedor de manga e ajudante de obra.
Mas o destino parecia estar escrito e seu empresário conseguiu um teste no São Caetano, onde ficou por duas semanas até ser aprovado. Primeiramente, ele fez parte do time B do sub-20, que disputava a Paulista Cup. Acontece que com apenas uma partida pela competição, Edney chamou a atenção do treinador da equipe principal da categoria e foi convocado a estar com o grupo que participava dos torneios da elite.
+ Palmeiras tenta ‘chapéu’ no Santos e busca contratação de Roberto Pereyra
Com bom desempenho no Paulista sub-20 de 2021, ele despertou o interesse do Palmeiras, que costuma captar inúmeros jogadores durante os campeonatos. Edney entrou para essa lista de observações e confirmou o "olhar clínico" do Alviverde com sua atuação na Copinha de 2022. Foi aí que o Verdão buscou o Azulão para garantir o empréstimo do atacante, que foi firmado em meados do ano passado.
Com apenas seis meses no clube, Edney foi campeão brasileiro, da Copa do Brasil e da Copinha, todos pelo sub-20. No entanto, após a Copa São Paulo, quando seu empréstimo seria renovado por mais alguns meses, um imbróglio judicial do São Caetano acabou impedindo a inscrição do jovem. Depois de mais de três meses sem jogar, o Palmeiras conseguiu resolver a situação e reintegrou o jogador.
Em agosto deste ano, o Verdão comprou Edney em definitivo junto ao São Caetano e agora tem 50% dos direitos do garoto. Com contrato até julho de 2026, ele é uma das apostas da base alviverde para conquistar mais um título nacional, além de ser um potencial reforço para o elenco de Abel Ferreira, principalmente pela sua polivalência do lado direito do campo. Com essa história de superação, qualquer desafio será tranquilo.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias