Menino volta a uma semi de Libertadores no país em que brilhou ao lado de Crias do Palmeiras
Volante do Verdão teve atuação de gala contra o River na edição de 2020 do torneio
- Matéria
- Mais Notícias
O Palmeiras disputa a semifinal da Libertadores contra o Boca Juniors-ARG e o primeiro jogo será em Buenos Aires (ARG), na Bombonera. O Verdão volta para a Argentina nessa fase da competição após o histórico 3 a 0 sobre o River Plate, na edição de 2020. Naquele dia, a grande atuação ficou por conta do trio de Crias da Academia: Patrick de Paula, Gabriel Menino e Danilo. Quase três anos depois, o único remanescente é Menino, que está pronto para brilhar novamente nas terras hermanas.
Relacionadas
+ Veja tabela da Libertadores-2023 clicando aqui
Para aquela decisão, Abel Ferreira armou um esquema diferente, que acabou dando muito certo. Alan Empereur, Gustavo Gómez e Marcos Rocha formaram uma linha de três zagueiros. Enquanto Gabriel Menino, pela direita, Patrick de Paula e Danilo, pelo meio, e Viña, pela esquerda, formaram a segunda linha. Enquanto Gustavo Scarpa, Rony e Luiz Adriano ficaram mais soltos no setor ofensivo.
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
Depois de alguns sustos iniciais, o Verdão tomou conta da partida, principalmente pela atuação de Menino (20 anos), PK (21 anos) e Danilo (19 anos), que foram chamados de "Três Porquinhos" na época. O trio dominou o meio-campo e assombrou a América do Sul como potenciais nomes de destaque do futebol brasileiro.
Além de provocar a expulsão de Carrascal, Menino fez um domínio de letra que ficou marcado na memória do torcedor palmeirense. Danilo deu o passe para o gol de Luiz Adriano e Patrick de Paula teve a sua imposição física com o perigo dos chutes de longa distância. Isso somente para citar situações concretas, sem levar em conta a personalidade que os dois garotos desfilaram naquele dia.
Como todos sabem, o Alviverde levou aquela Libertadores e consolidou uma geração estrelada de jovens e mais experientes que entraram para a história do clube. No entanto, nem todos vingaram como se esperava.
Mesmo com o bi da Libertadores na edição seguinte, Menino e PK viveram altos e baixos pelo Palmeiras, culminando até no corte da dupla para a disputa do Mundial de 2021 (disputado em 2022). Danilo, enquanto isso, se tornava um dos melhores do time e chegou a levar a Bola de Bronze da competição na qual os palmeirenses foram vice do Chelsea.
Patrick acabou sendo vendido ao Botafogo naquele ano. Já Danilo seguiu como titular absoluto acabou vendido ao Nottingham Forest-ING no início de 2023. Menino, por sua vez, virou o único remanescente daquela semifinal épica. Após aquele período de baixa, ele voltou aos trilhos, se tornou peça importante nas conquistas de 2022 e hoje é titular do meio-campo de Abel Ferreira, pronto para mais uma semi na Argentina.
+ OPINIÃO: Ao falar do Palmeiras, Riquelme bebeu da fonte dos ‘haters’ de Abel Ferreira
- É um jogo que o nosso grupo gosta de jogar, uma partida para a qual a gente se prepara o ano todo, um jogo de emoções e que vale vaga para a final, que é o nosso grande objetivo. A gente está com o foco 100% e, por ser Libertadores, é um jogo que tem um algo a mais - declarou Menino.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias