Palmeiras bate o invicto Fortaleza e abre vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil
Verdão abriu 2 a 0 no primeiro tempo e controlou a vantagem dentro do Allianz Parque no jogo de ida do mata-mata
O Palmeiras deu um grande passo para sua classificação na Copa do Brasil ao bater o Fortaleza, por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Allianz Parque. Com gols de Raphael Veiga, Bruno Tabata e Richard Ríos, o Alviverde abriu vantagem no jogo de ida das oitavas de final da competição nacional. Agora, basta um empate ou uma derrota por até dois gols de diferença, que o time de Abel Ferreira estará nas quartas de final.
+ ATUAÇÕES: Veiga brilha, e Ríos desencanta em vitória do Palmeiras na Copa do Brasil
Verdão abre vantagem cedo e encaminha controle da partida
O Palmeiras não tomou muito conhecimento do Fortaleza, que é considerado um dos melhores times brasileiros da temporada. Com imposição e calma na troca de passes, a equipe de Abel Ferreira chegava ao ataque com certa tranquilidade. Até que Rony foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti para o Alviverde. Raphael Veiga foi para a bola e abriu o placar para os donos da casa. Com o gol, o meia se tornou o maior artilheiro do Allianz Parque. Era a confirmação de quem estava superior
Não demorou muito e, mais uma vez, com calma e efetividade, o Palmeiras chegou ao segundo gol. Dessa vez em escanteio batido por Veiga, que Gómez cabeceou, João Ricardo deu rebote e Bruno Tabata cabeceou para o gol. João ainda defendeu, mas a bola já havia passado a linha. Como a arbitragem não confirmou o gol na hora, Gómez ainda tentou duas vezes até balançar a rede, mas o gol foi realmente dado para Tabata.
Fortaleza não assusta, e Alviverde controla a segunda metade do primeiro tempo
Com o 2 a 0 no placar e bastante eficiente, o Palmeiras não teve muito trabalho para levar o placar até o fim da primeira etapa. O time cearense, por sua vez, seguia com uma postura bastante apática, sem levar perigo para a zaga palmeirense. Weverton pouco trabalhou, apesar de ter tido a ajuda dos zagueiros e volantes que cortaram bolas que poderiam ser perigosas. O Verdão até teve chances de estabelecer uma vantagem maior, mas erros em tomadas de decisão e nos passes acabaram não permitindo outros gols.
Volta do intervalo deixa o jogo mais brigado e as duas equipes criam chances
O Palmeiras tinha a vantagem e o Fortaleza a necessidade de buscar o resultado. Dessa forma, a volta do intervalo deixou o jogo mais brigado do que ele terminou no primeiro tempo. A bola deixou de "rolar" facilmente paras as equipes, que buscavam a posse da bola. Foi nessa mudança de postura que os cearenses conseguiram criar chances e fizeram Weverton trabalhar algumas vezes, mesmo sem ser lances perigosos. O Verdão não ficou para trás e conseguia ter boas oportunidades. Na melhor delas até então, Rony cruzou para Veiga, que cabeceou na trave.
Abel mexe no time, Luis Guilherme brilha e Palmeiras amplia
Com o resultado nas mãos e a maratona de jogos na cabeça, Abel Ferreira começou a fazer as substituições. A primeira delas foi Luis Guilherme. O garoto entrou com tudo e quase fez um gol em seu lindo primeiro lance. Além disso, ele deu dois chapéus e contribuiu com tantas outras jogadas. O gol do jovem acabou não saindo, mas outro que ainda não tinha marcado acabou sendo premiado. Depois de cruzamento de Breno Lopes, Richard Ríos se virou na área e finalizou para fazer o terceiro do Verdão. No fim, o Fortaleza ainda teve duas boas chances, mas ficou no zero.
E agora?
Com o resultado, o Palmeiras leva uma vantagem de dois gols de diferença para o Ceará, ou seja, caso empate ou perca por até um gol, a equipe de Abel Ferreira garante vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. A volta está marcada para o dia 31 de maio (quarta-feira), às 19h, no Castelão. O Verdão volta a campo neste sábado, ás 21h, quando enfrenta o Santos, pelo Brasileirão. Já o Fortaleza, também no sábado, mas às 18h30, vai até Belo Horizonte enfrentar o América-MG.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 x 0 FORTALEZA
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data-Hora: 17/5/2023 - 19h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Luiz Claudio Regazone
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-Fifa-RJ)
Público: 32.254 torcedores/R$ 2.791.492,43
Cartões amarelos: Tinga e Yago Pikachu (FOR)
Cartões vermelhos: -
Gols: Raphael Veiga (10'/1ºT) (1-0), Bruno Tabata (17'/1ºT) (2-0), Richard Ríos (42'/2ºT) (3-0)
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Fabinho, aos 47'/2ºT) e Raphael Veiga (Breno Lopes, aos 36'/2ºT); Bruno Tabata (Luis Guilherme, aos 27'/2ºT), Dudu (Richard Ríos, aos 36'/2ºT) e Rony (Rafael Navarro, aos 47'/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Lucas Crispim (Dudu, aos 29'/2ºT); Caio Alexandre, Vinícius Zanocelo (Zé Welison, aos 40'/2ºT), Hércules (Pochettino, aos 15'/2ºT), Yago Pikachu (Calebe, aos 15'/2ºT) e Romarinho (Moisés, aos 15'/2ºT); Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.